Home / Cultura

CULTURA

Sétima arte em meio à pandemia

Para quem aprecia a sétima arte o estilo drive-in é uma oportunidade para vivenciar uma experiência retrô. Populares principalmente nos Estados Unidos entre as décadas de 70 a 90 o modelo ganhou força em 2020 como alternativa cultural em meio à pandemia do novo coronavírus.

Com as salas tradicionais fechadas para conter a propagação da Covid-19 o cinema ao ar livre se tornou uma opção segura. Funciona da seguinte maneira: o cliente chega à um local aberto para assistir ao filme sem sair do carro. A produção cinematográfica é transmitida por uma tela grande que sincroniza o som por meio do rádio.

Populares principalmente nos Estados Unidos entre as décadas de 70 a 90 o modelo de cinema drive-in ganhou força em 2020. Foto: All The Free Stock

O DM conversou com algumas pessoas que assistiram à uma das três sessões diárias promovidas de segunda à domingo pelo cine Drive-Gyn da unidade do Flamboyant Shopping. Idealizado pelos Cinemas Lumière e Guia Curta Mais, a rede estreia nesta quinta-feira (16) o Drive-Gyn no Estação da Moda, Centro. Algumas impressões você confere a seguir, outras clicando aqui.

"Sensação retrô"

A audiovisualista Déborah Tomaselli já havia acompanhado outras sessões desse estilo anteriormente em 2017. "Via nos filmes demais e queria ter essa sensação retrô. Então a primeira vez foi curiosidade e achei muito bom, mas não tão bom quanto do Drive-Gyn", avalia.

Déborah Tomaselli é fundadora do Canal Mais Filme e mostrou a rede de cinemas em sua página. Foto: Reprodução/Instagram @CanalMaisFilme

"O que mais me chamou a atenção na experiência foi me sentir num filme dos anos 50, 60, que era muito assim, os casais indo sabe? E no momento que a gente está vivendo o que tem me chamado mais a atenção nessa experiência é a segurança. Me senti protegida dentro do carro", explica.

Conforto é o ponto destacado pelo estudante Igor Pereira como maior vantagem do Drive-Gyn. Foto: Arquivo Pessoal

Já o estudante de Educação Física, Igor Pereira, 24, quis sair da rotina e conheceu este modelo de cinema no dia 29 de junho, assistindo com a namorada ao filme "O Homem Invisível", produção deste ano. O conforto é o ponto que ele destaca como maior vantagem. Segundo ele as maiores diferenças entre esse estilo e as salas tradicionais estão no som e na luz. "A acústica e a iluminação são planejadas no cinema para proporcionar uma experiência diferente a quem se assiste", argumenta.

A empresária Patrícia Lima e os filhos no Drive-Gyn. Foto: Arquivo Pessoal

A empresária Patrícia Lima foi com o marido e os dois filhos na última segunda-feira (13) assistir à animação de 2019 "Como Treinar Seu Dragão 3". Ela afirma que buscou esse modelo porque a família gosta de passear e de novas experiências. Sobre o desenvolvimento de eventos nesse formato quando a Covid-19 passar ela foi enfática. "Após a pandemia pode ser uma possibilidade continuar no drive- in ou alguns eventos de show, mas jamais substituirá o presencial".

Cinemas drive-in serão ampliados em Goiânia

Foto: Reprodução/Instagram @DriveGyn

A parceria dos Cinemas Lumière com o Guia Curta Mais superou as expectativas de público, segundo a assessoria de comunicação. Por conta da demanda pretende ampliar o empreendimento, levando para pontos estratégicos da cidade. Além do Drive-Gyn do Jardim Goiás e do Centro a previsão é que ainda em julho seja inaugurada uma unidade no estacionado do Estádio Serra Dourada.

Conforme a assessoria do Drive-Gyn a unidade do estádio será o maior cine drive-in do mundo. Terá uma das maiores telas do planeta, com uma estrutura bem específica, além de um projeto social por trás dessa ação que é uma parceria do Governo de Goiás com o Drive-Gyn.

O valor do ingresso, ainda em definição, será reduzido. O ticket deve ser acompanhado de 1kg de alimento. A doação será encaminhada para famílias carentes do estado, além de instituições.

Segurança contra o coronavírus

A entrada no local só é permitida para carros, com lotação máxima de quatro pessoas por veículo e todos os presentes - sem exceção, devem usar obrigatoriamente a máscara de proteção. Para maior conforto e visibilidade, recomenda-se duas pessoas por veículo uma vez que não será permitido assistir aos filmes fora do carro. Uma dica da organização, para quem for com crianças, é usar um colchão e almofadas no porta-malas e improvisar um "sofá" com o próprio automóvel.

De acordo com a assessoria, não há lugar marcado. O cliente estaciona por ordem de chegada, onde preferir e deve manter um espaço mínimo de 2 metros entre os carros, ou seja, sempre uma vaga livre ao lado. Logo que entrar, os faróis devem ser desligados. Para evitar filas, a sugestão é chegar mais cedo.

As pessoas só poderão sair de seus carros para irem ao banheiro, sempre com máscaras e respeitando o distanciamento de 2 metros. A estrutura contará com banheiros químicos, higienizados e equipados com álcool gel, além de estações com álcool gel em pontos estratégicos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias