Home / Tech

TECH

Testes para entrega com drones são autorizados pela Anac

Os testes para entrega de produtos por meio de veículos aéreos não tripulados, os drones, foram autorizados esta semana pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A ação consente que o aparelho seja utilizado em serviços de delivery. As informações são do G1.

Conforme a reportagem, a permissão foi dada à empresa brasileira Speedbird. A medida é a primeira certificação liberada pela Anac. Os testes serão realizados em caráter experimental. O operador não necessita ter contato visual para conduzir a aeronave.

O modelo do drone é o DLV-1. Ele pesa cerca de 9 kg Pode carregar produtos de até 2 kg em 32 km/h, de acordo com a publicação.

Drones devem aperfeiçoar serviços de entrega

Conforme a matéria, o serviço de entregas realizado pelos drones deve aperfeiçoar o atendimento das empresas. Será feito em uma distância de até 2,5 km e durante o dia. Por ora, o serviço deve ocorrer até agosto de 2021 em Campinas, município paulista. A atividade ainda não é prevista para se estender a outras regiões.

Segundo o G1, para que as entregas sejam feitas a empresa deve deixar o produto em um local que funciona como um centro de distribuição. O drone vai retirá-lo de lá e percorrer a distância máxima de 2,5 km. Se ainda houver um maior período a ser percorrido, ele deverá ser completado por um entregador. O caminho terá que ser autorizado pela Anac, que serão rotas estabelecidas.

Mais exemplos de utilização do aparelho

Os drones estavam dentre as novidades da Operação Cerrado Vivo 2020. A ação foi lançada no dia 5 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). Conforme a corporação, os equipamentos foram adquiridos para prevenção e combate aos incêndios no estado.

Os aparelhos foram considerados como uma das estratégias de ação para monitorar as áreas sujeitas aos incêndios, principalmente no período de baixa umidade do ar e aumento da temperatura.

De acordo com a Agência Brasil, os drones também foram utilizados para evitar aglomerações em locais públicos no Rio de Janeiro. As aeronaves estavam equipadas com um alto-falante. O áudio alertava sobre a importância de ficar em casa neste momento de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias