Home / Política

POLÍTICA

Ministério do Trabalho propõe reintrodução da contribuição sindical obrigatória para trabalhadores

Nova taxa seria descontada diretamente do salário e equivaleria a até três dias e meio de trabalho por ano

Reprodução Reprodução

O Ministério do Trabalho está considerando a reintrodução da contribuição sindical obrigatória para os trabalhadores. De acordo com a proposta em discussão, a taxa seria associada a acordos de ajuste salarial intermediados por sindicatos entre empregadores e empregados.

Segundo informações do veículo O Globo, a contribuição teria um limite máximo de 1% do ganho anual do trabalhador e seria debitada diretamente do salário. Especialistas estimam que esse valor equivaleria a até três dias e meio de trabalho por ano.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Desde a entrada em vigor da reforma trabalhista em novembro de 2017, a contribuição sindical passou a ser facultativa. No entanto, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, argumenta que a ausência de receita tem enfraquecido as organizações sindicais.

A proposta ainda não foi encaminhada à Casa Civil, mas conta com o respaldo do presidente Lula. O objetivo é submeter o projeto à análise do presidente até o final de agosto, visando a criação de um novo modelo de contribuição sindical.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias