Home / Política

Atos Golpistas

Ex-ministro de Lula presta depoimento à CPMI dos atos golpistas

General Gonçalves Dias estava à frente do Gabinete de Segurança Institucional durante o ocorrido

Imagem ilustrativa da imagem Ex-ministro de Lula presta depoimento à CPMI dos atos golpistas

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos golpistas ocorridos no dia 8 de janeiro ouve nesta quinta-feira, 31 de agosto o depoimento do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Gonçalves Dias. Ele foi flagrado pelas câmeras do sistema de segurança do Palácio do Planalto tratando de maneira diferenciada os vândalos que atacavam a sede poder Executivo do País.

G. Dias foi exonerado do cargo que ocupava após a repercussão da divulgação das imagens feitas pela CNN Brasil. De acordo com a defesa do general da reserva, seu assistido está com a consciência tranquila e responderá a todos os questionamentos apresentados pelos parlamentares membros da comissão. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) foi acionado buscando um Habeas Corpus que garanta ao depoente o direito de permanecer em silêncio caso alguma pergunta possa o incriminar. A solicitação feita ao STF foi atendida pelo mais novo Ministro da Corte, Cristiano Zanin.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Dentre os questionamentos que possivelmente serão feitos à G. Dias estão a explicação do porquê ele teria solicitado à Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) para que seu nome fosse retirado da lista de alertas existente. Há ainda a expectativa de que a oposição ao governo Lula solicite a prisão preventiva do General durante a oitiva.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias