Home / Internacional

INTERNACIONAL

Governo da Índia considera trocar nome do país para "Bharat"

O Primeiro-ministro Narendra Modi busca promover termo sânscrito em substituição a "Índia", enquanto oposição critica a medida como nacionalista

Foto: Anushree Fadnavis/Reuters Foto: Anushree Fadnavis/Reuters

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, está considerando dar status oficial ao termo "Bharat" para se referir ao país, em substituição a "Índia".

A informação foi revelada por fontes do governo ao canal de televisão News18. Segundo as fontes, parlamentares do partido BJP, de Modi, podem apresentar uma resolução para promover o uso de "Bharat".

O termo em sânscrito já é usado em algumas circunstâncias. Significa Índia em hindi e consta no nome do próprio partido de Modi, o Bharatiya Janata Party.

Defensores da mudança argumentam que "Índia" foi imposto durante a colonização britânica e não reflete as raízes culturais indianas. "Bharat" teria sido o nome original do subcontinente indiano em textos religiosos antigos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

No entanto, a oposição vê a medida como mais um gesto nacionalista do governo BJP. Para eles, trata-se de uma tentativa de impor uma visão ideológica sobre a identidade nacional.

A discussão reflete o debate político e cultural que acontece na Índia sobre o significado de ser indiano. Enquanto Modi busca enfatizar termos de origem local, a oposição defende que "Índia" é o nome internacionalmente estabelecido.

Caso a resolução seja aprovada, "Bharat" poderá se tornar o nome oficial do país nas próximas décadas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias