Home / Cotidiano

COTIDIANO

Permissão para realizar aborto será julgada pelo STF

Data para apreciação da pauta foi definida pela Presidente da Corte

Imagem ilustrativa da imagem Permissão para realizar aborto será julgada pelo STF

A mais alta corte de justiça do país, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar uma ação que pode permitir a realização de abortos para mulheres com até 12 semanas de gestação. A decisão pela inclusão da pauta na agenda foi da atual presidente da corte, Ministra Rosa Weber. De acordo com a definição o julgamento será iniciado na próxima sexta-feira, 22, em plenário virtual.

A corte julgará uma ação protocolada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) ainda no ano de 2017. A agremiação solicitou a corte que autorize a realização de procedimentos para interrupção da gravidez que esteja dentro do período de até 12 semanas. O peça processual questiona a definição existente no Código Penal de 1940 nos artigos 124 e 126.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

De acordo com o texto protocolado pelo PSOL a norma que vigora no país atualmente viola preceitos como o da cidadania, da dignidade da pessoa humana, da não discriminação, da invioalabilidade da vida, da igualdade, da proibição da tortura ou tratamento degradante ou desumano, da saúde entre outros argumentos.

No Brasil atualmente a realização de procedimentos abortivos é permitida nos seguintes contextos:

- Quando há risco para a vida da gestante

- Quando a gravidez for fruto de estupro

- Quando da formação de feto anencéfalo (sem massa encefálica, cérebro)

A Ministra Rosa Weber é a relatora do processo na corte, no entanto deve se aposentar no próximo mês de outubro, quando completa 75 anos de idade. Segundo o regimento do STF, mesmo após a saída de Rosa, seu voto deve ser preservado e considerado.


		Permissão para realizar aborto será julgada pelo STF
Divulgação STF


Há a expectativa da apresentação de pedidos de vista (mais tempo para análise do caso) por parte de alguns ministros, caso isso não ocorra, o julgamento pode deve ser concluído até o próximo dia 29 de setembro, sem a discussão do mérito em plenário presencial.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias