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Nova tendência no mercado: Galeria física de arte NFT é inaugurada em Nova York

Uma nova tendência foi lançada em Nova York, galeria de arte totalmente dedicada a obras digitais comercializadas como NFTs, ou "non-fungible tokens", foi inaugurada esta semana, apresentando-se como o primeiro espaço físico de exposição no mundo dedicado a esses ativos virtuais, que atraem cada vez mais colecionadores.

O conceito de NFTs gerou um burburinho considerável nas últimas semanas devido ao seu pedido de compra e venda de arte digital. O token imutável é a representação única e não falsificável de uma peça de arte específica, mesmo que a peça de arte específica seja totalmente digital e possa ser copiada por qualquer pessoa. Embora esse problema seja frequentemente destacado pelos críticos do NFT, às vezes existe o problema oposto.

Na galeria de NFT em Nova York, pessoas podem ver obras digitais por projeção ou uma tela gigante Foto/Reprodução - Timothy A. Clary / AFP

O que é NFT?

A palavra-chave dos tais "tokens não-fungíveis" é justo essa que a gente não entende. Está lá no dicionário: fungível é uma coisa que pode ser substituída por outra da mesma espécie. Portanto, o "não fungível" é único. NFT é um selo digital associado a um item que garante a sua autenticidade. O NFT leva essa escassez - possibilidade única de propriedade - para a obra digital.

Valorização da arte

Obra de Beeple foi vendida por valor recorde Foto/Reprodução - Christie's

Entre as principais aplicações do NFT, está o incentivo a arte e remunerar os artistas. Sendo assim, artistas de diferentes seguimentos ganham além das altas cifras, também maior visibilidade. Vale ressaltar que os compradores dos arquivos, veem a arte comprada como promissora, de forma o arquivo será uma obra de arte mundialmente conhecida.

Como funciona ?

Imateriais por natureza, as obras são apresentadas em uma tela gigante ou por projeção, em um espaço localizado a dois passos da Union Square, em Manhattan.

Obras de cinco artistas serão expostas diariamente, com uma rotatividade por 60 dias, totalizando 300 criadores até 25 de maio.

O NFT permite associar a qualquer item virtual um certificado de autenticidade que o torna uma peça única.

A popularidade desses ativos nos últimos seis meses transformou o mercado da coleção digital, a ponto de atrair bilhões de dólares em investimentos.

Um espaço para obras de arte que vivem no reino digital.Foto/Reprodução Instagram - superchiefgallery

Cada obra apresentada na galeria será posteriormente leiloada, explicou Ed Zipco, fundador e diretor da galeria Superchief, que expõe obras digitais desde 2016.

"O objetivo de uma galeria é mostrar como se vê pessoalmente a obra, como o artista gostaria que ela fosse vista", descreveu o galerista. "As pessoas que colecionam essas obras querem viver com elas."

Cerca de 70% dos artistas que serão apresentados no espaço não são criadores digitais, assinalou Zipco. A maioria é escultor, pintor ou fotógrafo.

O mercado de arte NFT recentemente ultrapassou a marca de US$ 400 milhões de volume Foto/Reprodução - Google Trends

"Cada vez mais artistas conhecidos dos museus estão se envolvendo. É tão novo, que muita gente ainda tem dificuldade de entender. É tecnologia, de forma que sempre há um pouco de aprendizado, de pedagogia a ser feita, mas logo se tornará algo totalmente comum", comentou.

A arte digital existe há décadas, mas a chegada do NFT tranquilizou os colecionadores quanto ao risco de cópias. É possível duplicar uma obra digital, mas o certificado NFT com a qual a mesma é vendida impede falsificações.

No último dia 11, uma obra digital do artista americano Beeple foi vendida por 69,3 milhões de dólares na casa de leilões Christie's.

CryptoKitties está entre os primeiros usos dos NFT Foto/Reprodução - CryptoKitties

NFT propõe novas oportunidades

Considerando a lógica do NFT, qualquer conteúdo virtual pode ser comercializado através de um registro universal. Em outras palavras, diversas oportunidades podem ser aproveitadas pelo público, desde comprar o primeiro túite do presidente do Twitter, até projetos nunca finalizados de grandes artistas.

Atualmente, diversas instituições e celebridades entraram no mercado, por exemplo, a NBA, maior liga de basquete do mundo, lucrou mais de US$ 230 milhões neste ano, somente com vendas de NFT. Logo após, Jack Dorsey, fundador do Twitter, vendeu seu primeiro túite por US$ 2,9 milhões.

Porém, essa nova tendência deve crescer ainda mais neste ano, na medida em que artistas e instituições conhecidas mundialmente entrarem no mercado. Desde um pôster de Vingadores, até uma cena de algum jogo virtual, quanto mais popular for o arquivo NFT, mais pessoas estarão dispostas a pagar milhões por ele.

*Com informações do G1, AD News e Msn

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