Home / Cidades

CIDADES

Pesquisa revela que 30% dos casos de violência contra mulher ocorrem dentro de casa

Nesta segunda-feira (8), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Polícia Civil do DF (PCDF) divulgou um relatório relacionado a violência contra a mulher no Distrito federal, que revela entre outras coisas, que 30,6% das vítimas são agredidas dentro da própria casa.

O levantamento de dados é da Divisão de Análise Técnica e Estatística da PCDF (Date), em que foram analisados crimes registrados no decorrer de 2020. Com isso, foi constatado, que a maioria dos casos de violência contra a mulher, ocorreu nas cidades de Ceilândia (13%), Plano Piloto (12,7%), Taguatinga (9,7%) e Samambaia (7,2%). Ao todo, essas regiões concentram 42,6% do total de vítimas e 38% da população do DF.

Além disso, o estudo aponta que 37% das vítimas tinham até 30 anos de idade quando foram vítimas desse tipo de crime. Antes dessa faixa etária estão as jovens de 18 a 24 anos, com 16,4% dos casos, e então, as mulheres de 25 a 30 anos, com 15,4% dos boletins de ocorrência registrados.  

Ainda de acordo com o relatório, com estimativa de 88%, as mulheres são a maioria das vítimas de estupro. Sendo que nesse tipo de crime, 28% dos abusadores eram pessoas conhecidas. Já em 46% dos casos, a vítima foi abusada dentro de sua própria casa. Segundo o documento, do total, 32% das vítimas tinha entre 6 a 11 anos quando foi violentada.

Vítimas também de outras violências

Além do crimes de violência doméstica, o relatório ainda aponta que as mulheres também ocupam estimativas alarmantes em crimes considerados fora da esfera de gênero. De acordo com o levantamento, as mulheres são a maioria das vítimas de lesão corporal seguida de morte, furtos de celulares, injúria e ameaça.

Quanto a caso de homicídio e latrocínio, as mulheres tendem a ser menos vitimadas, e segundo a pesquisa, também têm menor participação como autoras.

*Com informações do Metrópoles.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias