Home / Tech

TECH

Estudantes que criaram o chiclete para astronautas serão recebidos por Bolsonaro

Os alunos do SESI, campeões Torneio Aberto de Robótica de West Virgínia, serão recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro na próxima quarta-feira (28), às 17 horas, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Os adolescentes foram os criadores do chiliclete, uma goma de mascar para astronautas, feito a base de pimenta. A invenção ajuda a sentir melhor o sabor dos alimentos durante as missões fora da órbita terrestre.

Também devem participar da audiência o deputado federal Glaustin da Fokus (PSC-GO), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, o governador Ronaldo Caiado e o presidente da Fieg, Sandro Mabel.

Os sete alunos foram homenageados pela Assembléia Legislativa de Goiás e pela AEB

A homenagem, em reconhecimento à criatividade e inovação dos estudantes, será nesta quarta-feira(21), às 19h45, no Auditório Solon Amaral. Os adolescentes receberão diplomas de honra ao mérito do legislativo goiano.

No dia 31 do último mês, estes adolescentes também foram reconhecidos pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em Brasília. Entre os dias 12 e 14 de julho, eles ganharam o torneio nos estados unidos pela invenção.

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, afirma que a vitória dos alunos é um fato marcante para a história da ciência brasileira e, que para ele, isso é tudo aquilo que os brasileiros querem, a criatividade e a inovação fazendo a diferença no país. “Esses jovens merecem nosso reconhecimento”, afirma.

O chiclete que auxilia os astronautas a sentir o sabor dos alimentos

O “chiliclete”, a invenção que possibilitou tantos prêmios à esses jovens, é uma goma de mascar feita de pimenta, que auxilia os astronautas a sentirem o sabores dos alimentos em suas viagens fora da órbita terrestre.

Os alunos afirmam que a falta de gravidade no espaço impossibilita a sensibilidade no nariz dos astronautas. Isso faz com que o sangue do corpo se concentre nas regiões da cabeça e do peito. Deste modo, a sensibilidade do nariz acaba sendo afetada e os astronautas não conseguem mais sentir cheiros e sabores.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias