Home / Tech

TECH

Detran Goiás lança Certificado de Veículo Digital

Foi lançado pelo Detran Goiás, na última semana, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV), o documento que todo proprietário de veículo automotivo deve possuir no Brasil, já está disponível, assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em formato digital. O cadastro gratuito é feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito - CDT, disponível para iOS e Android.

Para ter o documento digital é necessário que o usuário baixe o aplicativo e faça o cadastro. É indispensável que o proprietário tenha pagado o licenciamento do veículo de 2018. Concluir o cadastramento é preciso informar o número do Renavam e o número do código de segurança do documento impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Segundo o presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Flávio Prates, a mudança é que os condutores poderão ter o arquivo digital do CRLV como se tem hoje com a CNH Digital por meio de um aplicativo para smartphones.

Já os usuários que possuem o documento da CNH digital devem atualizar a versão para ter acesso para terem o CRLV digital. Ainda segundo o Detran-GO, o proprietário do carro não precisa atualizar os dados cadastrados na sede do Detran para obter o documento de CRVL digital, como é exigido para obter o documento digital de CNH.

Após ter o CRLV gerado, o documento estará disponível em 24h para download. O documento pode ser salvo e armazenado no celular, sem precisar de conexão de internet para consultá-lo.

Dúvidas

O que é o CRLV Digital? É o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico que, junto à CNH Digital, vai compor o novo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O CRLV é o documento de porte obrigatório, expedido pelo Detran Goiás, que concede o direito de tráfego e legaliza sua circulação.

O que é a Carteira Digital de Trânsito (CDT)?
É uma evolução do APP CNH Digital, que agora passa a trazer também o CRLV eletrônico em um mesmo aplicativo. A Carteira Digital de Trânsito proporciona maior praticidade e segurança ao motorista, reunindo todos os documentos de porte obrigatório no trânsito.

O aplicativo CNH Digital continuará existindo?
Não. A partir do lançamento do CRLV Digital, somente o aplicativo Carteira-e de Trânsito estará disponível nas lojas Google Play App Store. Para quem já possui instalado o aplicativo CNH-e, a atualização ocorrerá de forma automática para a CDT, desde que a opção de atualização automática para APPs esteja acionada no dispositivo móvel. Quem não tem a opção acionada deve fazer a atualização manualmente para o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Para ter a CDT é preciso ter a CNH Digital?
Não. Você pode ter a CDT apenas com o CRLV Digital, desde que já tenha pago o licenciamento do veículo. Da mesma forma, é possível ter a CDT somente com a CNH Digital, desde que possua a carteira de motorista em papel com o QR Code e realize o procedimento de atualização cadastral pessoalmente nos postos de atendimento do Detran ou diretamente no Portal de Serviços do Denatran com uso do certificado digital.

Para ter o CRLV Digital é preciso ter a CDT?
Sim. Não existe CRLV digital fora do ambiente da CDT.

A exemplo da CNH Digital, existe alguma restrição para obter o CRLV Digital?
Diferentemente da CNH Digital, a versão física do CRLV não possui QR Code, ou seja, não há esse tipo de restrição para a emissão do documento do veículo digital. Além disso, o procedimento pode ser realizado pelo cidadão integralmente no ambiente do aplicativo, sem necessidade de comparecimento ao Detran. Entretanto, a disponibilização do CRLV Digital está condicionada aos proprietários dos veículos licenciados a partir de 2018.

Qual o passo a passo para ter o CRLV Digital?
Para o usuário que já possui a CNH Digital:
- Deverá atualizar o aplicativo para a versão da Carteira Digital de Trânsito, caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo.
- Em seguida, adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).
Para o usuário que não possui a CNH Digital:
- Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito disponível no Google Play ou Apple Store.
- Efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo.
- Adicionar o CRLV, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Quem tem vários veículos vai ter mais de um CRLV Digital?
Sim. O aplicativo Carteira Digital de Trânsito permite adicionar mais de um CRLV Digital. Para tanto, é preciso informar, de cada veículo, o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

É necessária solicitação presencial ou certificado digital para ter o CRLV Digital?
Não. Diferente da CNH Digital, não será necessário comparecer ao Detran ou possuir certificado digital para emitir o CRLV Digital. Basta acessar a Carteira Digital de Trânsito e efetuar o passo a passo para adicionar o documento do veículo.

A emissão do CRLV Digital terá algum custo adicional?
Não tem custo para o proprietário do veículo.
Será possível exportar o CRLV Digital?
Assim como a CNH Digital, existe a funcionalidade de exportação do CRLV Digital em formato PDF, com assinatura digital. Esse documento em PDF pode substituir a necessidade de uma cópia autenticada do documento original.

E o compartilhamento do CRLV Digital já é possível?
Sim. A partir do lançamento da versão eletrônica do CRLV no estado de Goiás, já é possível realizar o compartilhamento do documento para terceiros que também utilizam o veículo. Entretanto, a pessoa para que se pretende compartilhar o documento deve já ter instalado em seu dispositivo móvel o aplicativo CDT. O CRLV Digital compartilhado não poderá ser exportado pelo terceiro que recebeu o documento.

Apenas o proprietário do veículo poderá solicitar o CRLV Digital?
Sim. O CRLV Digital estará vinculado ao celular informado no cadastro de usuário e, para ser adicionado, exige a confirmação de dados que só o proprietário do veículo possui, sendo possível a exportação do documento em arquivo PDF.

Como é verificada a autenticidade do CRLV Digital?
Da mesma forma que a CNH, a autenticidade do CRLV pode ser verificada por meio da leitura do QR Code que consta no documento digital. Após adicionar o CRLV na Carteira Digital de Trânsito, o QR Code criptografado é gerado automaticamente e pode ser validado por meio do aplicativo VIO, desenvolvido também pelo Serpro e disponibilizado gratuitamente para download no Google Play e App Store.

É necessário acesso à internet para abrir o CRLV Digital? Não. O acesso à internet só é necessário no primeiro momento para adicionar o CRLV Digital na Carteira Digital de Trânsito. Depois, o documento do veículo digital fica armazenado e criptografado no dispositivo e sua visualização pode ser realizada offline.

O CRLV Digital indicará se o documento está suspenso ou cassado, assim como a CNH Digital?
A primeira versão do CRLV não informará se existem irregularidades no documento, mas apresentará o ano em que o veículo foi licenciamento.

(Foto/Reprodução)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias