Home / Tech

TECH

Primeira multa por lixo espacial é aplicada

Os EUA foram os pioneiros em aplicar a primeira multa por lixo espacial

Imagem ilustrativa da imagem Primeira multa por lixo espacial é aplicada

Os EUA foram pioneiros em aplicar a primeira multa por lixo espacial, nesta segunda-feira,2. A empresa multada foi a Dish Network que é uma empresa de televisão via satélite. O valor da multa foi de US$ 150 pelo fato de não ter removido de forma correta o satélite EchoStar-7, responsável por transmissões de comunicação.

De acordo com a FCC (Comissão Federal de Comunicações dos EUA), a empresa desrespeitou a altitude combinada com a Comissão para colocar o seu satélite, sendo que a utilidade desse satélite estava chegando ao fim. O satélite foi lançado em 2002 e teria vida útil de 12 anos.

"Conforme informações de satélites se tornam recorrentes e a economia espacial acelera, temos que ter a certeza de que os operadores cumprem os seus compromissos". Relatou o Chefe de Departamento de Execução da FCC, Loyaan A. Egal ."Este é um acordo inovador, deixando bem claro que a FCC tem forte autoridade de fiscalização e capacidade para cumprir suas regras de vital importância sobre os detritos espaciais."

Em 2012 a empresa havia feito um acordo com um plano de mitigação de detritos orbitais com a FCC para recolocar o satélite. Ao invés de remover o satélite EchoStar-7 a 300 quilômetros de distância se comparado a órbita geoestacionária, onde estava operando, a empresa Dish acabou removendo o satélite a cerca de 122 quilômetros de distância, o que foi considerado "bem abaixo da órbita de eliminação" pela Comissão Federal de Comunicações dos EUA.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias