Home / Tech

TECH

NASA registra voo histórico a Marte

O primeiro helicóptero da NASA à voar em Marte foi registrado nessa segunda-feira(19). Esta foi a primeira tentativa de um voo motorizado controlado em outro planeta. O "Ingenuity", construído pela NASA, concluiu a sua missão de decolar com sucesso em Marte. Segundo as informações do voo, o pouso ocorreu antes da 7h30 (do horário de Brasília), pois os dados demoraram um tempo para chegar até a Terra devido à distância. E segundo eles o teste de decolagem será repetido diversas vezes durante um mês.

O helicóptero faz parte da missão Mars 2020, da Nasa, que tem como principal instrumento o rover Perseverance (robôs motorizados). Ele chegou ao planeta guardado na "barriga" do robô-jipinho, em fevereiro. Adiado duas vezes a decolagem por problemas técnicos nos softwares do Ingenuity e sobre as condições atmosféricas do momento, o helicóptero finalmente realizou a missão. O voo foi feito de modo autônomo, sem controle humano. Executado apenas por alguns comandos enviados da Terra com antecedência. O próprio robozinho que tomava as decisões no momento.

O Ingenuity é um moderno mini helicóptero que pesa 1,8kg. O (drone grande) tem duas hélices de 1,2m e painéis solares que carregam suas baterias. O objetivo do robozinho não é realizar experimentos no planeta, mas demonstrar a própria tecnologia. O que será possível voar no ar super rarefeito, em um ambiente hostil, com temperaturas que chegam a 90°C negativos. As hélices do helicóptero terão que girar extremamente rápido para conseguir decolar em uma atmosfera que tem 1% da densidade do ar terrestre.

Segundo o canal de tecnologia da UOl, "o sucesso da decolagem, o Ingenuity poderá transformar a exploração espacial. Os testes envolvendo o helicóptero abrirão portas para uma extensiva exploração aérea de Marte e de outros planetas em futuras missões, adicionando um ponto de vista que não consegue ser capturado nem por sondas orbitadoras e nem por rovers (robôs motorizados) em solo. Um pequeno helicóptero também pode chegar a locais de difícil acesso e até carregar pequenas cargas entre um ponto e outro."

Na tarde de hoje (19) às 15h, a NASA dará uma coletiva de impressa. Onde especialistas explicarão com mais detalhes os resultados de Laboratório de Propulsão a Jato (JPL). A reação da equipe ao receber as informações do Ingenuity foi transmitida ao vivo no YouTube. Toda a equipe comemorou bastante. Além disso, a ação do helicóptero gerou repercussão nas redes sociais e é o assunto mais falado nessa manhã entre fãs e internautas.

https://twitter.com/NASA/status/1384099167832735748

Leia Também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias