Home / Tech

TECH

Inteligência Artificial fomenta trabalho do Programa Goiás de Resultados

A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado a prestação de serviços públicos e privados em todo o mundo. Ciente da importância dessa tecnologia, o Governo de Goiás tem trabalhado na implantação do Centro de Inteligência Artificial (Ceia). Esse é mais um projeto do Programa Goiás de Resultados, idealizado pelo governador Ronaldo Caiado e coordenado pelo vice-governador Lincoln Tejota, que ganha forma e avança com a valorização da pesquisa e da inovação no Estado de Goiás.

Lançado no fim do ano passado, por meio de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e Universidade Federal de Goiás (UFG), o Ceia está bem perto de ser concluído. De acordo com o presidente da Fapeg, Robson Vieira, além de impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a inovação no estado, o projeto vai beneficiar a vida da população e ainda valorizar os pesquisadores goianos.

A implantação do Ceia oferecerá aos pesquisadores e envolvidos na área de inteligência artificial, computadores de última geração, mão de obra técnica e qualificada, estrutura física compatível com as entregas e bolsas para pesquisadores de alto nível de engajamento. Tudo isso para promover resultados imediatos e também a curto e médio prazos. Para Tejota, investir em Inteligência Artificial é fundamental para produção de melhores e mais competitivos métodos e meios de produção e de serviços, que beneficiem a vida das pessoas. “Precisamos inovar e usar a IA a nosso favor, desburocratizar processos e dar celeridade às soluções. Tudo isso para devolver ao povo o que lhe é de direito e nossa obrigação”, ressalta.

Alguns produtos que compõem o Ceia, e fazem parte das entregas do Programa Goiás de Resultados, também estão em fase avançada de implementação e vão proporcionar resultados financeiros ao Governo de Goiás e evitar fraudes e sonegação de impostos.

Um deles é o Chatbot da Covid, que prevê o desenvolvimento de um bot, uma espécie de robô virtual, para prestar o primeiro atendimento à população com informações e esclarecimento de dúvidas sobre a Covid-19. Dessa forma, evita-se a sobrecarga do sistema de saúde e o aumento da contaminação entre as pessoas, já que diminui a circulação de pessoas nas unidades. O outro é a Biometria Veicular, que vai usar a IA para atuar no reconhecimento biométrico de placas de veículos com objetivo de traçar o histórico do automóvel como, por exemplo, roubos, licenciamentos e possíveis adulterações.

O Programa Goiás de Resultados atua desde 2019 para agilizar entregas de serviços estratégicos do Governo de Goiás, que impactam a vida da população. Os produtos do Ceia fazem parte dos mais de 100 projetos que atualmente são trabalhados pelo GR, em parceria com os órgãos que compõem a gestão estadual.

O vice-governador explica que a união de todas as pastas do governo tem sido de extrema importância para o bom andamento das entregas. “Trabalhamos em sinergia por e para os cidadãos e não vamos parar. Nossa meta é, ao lado do governador Ronaldo Caiado, reconstruir o estado e o trabalho do GR contribui para alcançarmos esse objetivo”, finalizou Tejota.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias