Home / Tech

TECH

Mensagens encaminhadas serão limitadas por WhatsApp

O envio de mensagens encaminhadas será limitado pelo aplicativo WhatsApp. A empresa anunciou nesta terça-feira (7) que a medida é uma forma de evitar a disseminação de notícias falsas em meio à pandemia do novo coronavírus. Isso porque as fake news podem gerar acesso à informações erradas pela população. As informações são da Folha de São Paulo.

Conforme divulgado pelo jornal, a partir de agora, não será mais possível o encaminhamento de uma mensagem que já foi retransmitida diversas vezes a cinco destinatários, mas a apenas um.

A publicação informa ainda que a mudança vale para as chamadas "mensagens encaminhadas com frequência". Elas são rotuladas no aplicativo com setas duplas. Essas setas indicam que a mensagem não veio de um contato próximo.

No dia 18 de março, o Twitter também adotou uma medida para combater notícias falsas. A rede social anunciou que vai apagar mensagens que possam estimular a propagação de fake news sobre o novo coronavírus. Conforme o IG, a empresa orientou que vai barrar publicações que vão contra recomendações globais de saúde.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em inglês “United Nations Children’s Fund”, também está desenvolvendo ações contra a desinformação. O fundo divulgou em seu perfil nas redes sociais a abertura de um programa de seleção de voluntários para combate às fake news com ações de mobilização. O objetivo é esclarecer notícias falsas sobre o novo coronavírus.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias