Home / Tech

TECH

Campeões em torneio internacional de robótica serão homenageados na Câmara Municipal de Goiânia

Os alunos do Sesi Canaã, campeões do Torneio Aberto de Robótica de West Virgínia, realizado em julho, nos Estados Unidos, serão homenageados durante Sessão Especial de Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Goiânia, no dia 7 de agosto, às 10 horas. A honraria proposta pelo presidente da Casa Romário Policarpo irá reconhecer a solução inovadora criada pelos estudantes, um chiclete de pimenta que ajuda os astronautas a sentir o sabor dos alimentos.

Policarpo diz que a Câmara de Goiânia é parceria e defensora da educação e é uma satisfação receber alunos, professores e o Sesi nesse ato de celebração do talento de nossos estudantes e mestres. "Os alunos do Sesi da Vila Canaã são a expressão do talento dos estudantes goianos e da importância do estímulo à formação de novos cientistas, desde o ensino básico. Tive a oportunidade de, semanas antes, conhecer em visita à escola, o chiliclete e a turma de alunos que o desenvolveu.”

O PROJETO

A equipe premiada, Gametech Canaã, da escola Sesi Vila Canaã, é composta por sete alunos com idade de 16 a 17 anos. Durante as pesquisas sobre o tema da temporada, Into Orbit (em órbita), eles perceberam que, por conta da gravidade, os astronautas ficam com as vias superiores congestionadas e não conseguem sentir o sabor dos alimentos.

Para aliviar o problema, são utilizados medicamentos para desobstruir as vias nasais. Porém, o hábito de usar continuamente esse tipo de remédio, além de viciar, pode causar problemas de saúde. A solução criada foi o chiclete, que é uma goma de mascar feita com componentes da pimenta.

A COMPETIÇÃO

A competição foi realizada nos dias 13 e 14 de julho, em Fairmount, nos Estados Unidos. O time goiano conquistou o Champion's Award, o maior prêmio do torneio, que é considerado um dos mais importantes do mundo na área. A equipe Lego of Olympus, do Sesi do Distrito Federal, ficou em 2º lugar, seguida pela equipe local.

O Torneio Aberto de Robótica é realizado pela FIRST, uma organização não governamental que promove Educação, Ciência e Tecnologia. O evento reuniu mais de 600 estudantes, distribuídos em 62 equipes, de 14 países, entre eles: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Costa Rica, Equador, Chile, Uruguai, Colômbia. As equipes brasileiras conquistaram as vagas para o torneio nos Estados Unidos, durante o Festival SESI de Robótica, realizado em março, no Rio de Janeiro.

SERVIÇO

Homenagem equipe de robótica do Sesi Goiás na Câmara Municipal de Goiânia
Data: 07/08/2019 (quarta-feira)
Horário: 10 horas
Local: Câmara Municipal de Goiânia

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias