Home / Cotidiano

COTIDIANO

1133 detentos do presídio Odenir Guimarães foram transferidos para outras localidades

A Secretaria de Segurança Pública (SSP), afirmou que a operação está sendo planejada há mais de 1 ano e deve permitir que seja feita uma reforma no local, que tem "histórico de problemas estruturais".

Conforme a Diretoria- Geral de Administração Penitenciária (DGAP), transferiu neste sábado (5), 1133 detentos da Penitenciária Odenir Guimarães (POG), no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, para outros presídios de Goiás.

O secretário da SSP, Rodney Miranda, declarou que os detalhes sobre as transferências dos presos não podem ser repassadas, por questões de segurança. Ele confirmou que foram retirados do local cerca de dois terços do total de detentos da POG.

"Foi feito tudo na mais absoluta tranquilidade, devido ao profissionalismo das forças de segurança. A POG já tem um histórico de problemas, é de difícil acesso, difícil controle. É necessário fazer essas obras. Reorganizar e redividir o complexo para que, se necessária intervenção, seja feita com mais tranquilidade", explicou o secretário.

Segundo a DGAG, essa transferência não causou superlotação em nenhum presídio do estado.

Miranda, ainda afirmou que, nesta operação de transferência, foram encontrados R$ 140 mil em espécie, alguns aparelhos celulares e chips. As revistas continuam sendo feitas ao longo deste sábado, para verificação de outros objetos, impedidos de estar no local.

Mudanças

O coronel da Polícia Militar (PM-GO), Agnaldo Augusto, diretor-geral de Administração, explicou que a estrutura do presídio é muito antiga e necessita de mudanças para atender os presos e garantir a segurança dos servidores.

"A unidade tem mais de 60 anos, um custo de manutenção muito alto, tem problemas sanitários, elétricos e hidráulicos e uma arquiteta que não se adequa mais aos tempos de hoje. Sempre foi um problema no estado e agora temos condições de reorganizar".

Ainda segundo ele, a reforma do local está prevista para começar na segunda-feira (7). A expectativa é que, quando concluída ela permita uma economia de 30% nos gastos com a POG, já que procura evitar desperdício de água e energia.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias