Home / Saúde

SAÚDE

Saúde mental: como está a população após quatro anos da pandemia

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevalência global de depressão e ansiedade aumentou em 25% após a pandemia

Unsplash Unsplash

A pandemia de Covid-19 deixou marcas profundas na sociedade, e afetou não apenas a saúde física, mas também provocou uma crise silenciosa na saúde mental. À medida que o mundo tenta se recuperar, os efeitos psicológicos dessa crise global emergem, e revelam desafios significativos e a necessidade urgente de soluções eficazes.

Lapsos de memória, ansiedade e depressão podem estar ligados às sequelas tanto da doença, quanto do isolamento social e do medo de contraí-la, principalmente quando a sociedade presenciou o auge da pandemia e mortes crescentes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevalência global de depressão e ansiedade aumentou em 25% após a pandemia. Consultórios médicos observaram um grande aumento no número de pessoas em procura de apoio psiquiátrico e psicológico.

Segundo o psicólogo Marco Aurélio da Silva Lima, a pandemia durante o período da Covid-19 e a necessidade de isolamento social trouxeram diversos impactos que fortaleceram e contribuíram para um aumento do nível de estresse.

"A sociedade tinha um ritmo de vida e de uma hora para outra houve a necessidade de isolamento, de home office, da ausência de contatos físicos presenciais e a imposição de medidas que restringiram, principalmente esses contatos de uma forma geral" Marco Aurélio da Silva Lima, psicólogo

"Pensando nos principais impactos, é a perda do prazer de atividades que antes as pessoas faziam com muita tranquilidade e que não causavam nenhum tipo de prejuízo, Hoje percebe-se que quando esse período ultrapassa duas semanas, de atividades que antes se fazia, por exemplo, com muita tranquilidade e que gerava prazer, hoje já não gera essa satisfação", completa.

Como o psicólogo mencionou, as rotinas profissional e pessoal foram prejudicadas por conta da pandemia. Além disso, houve uma sobrecarga nos profissionais da saúde, linha de frente extremamente essencial para o combate à doença.

"Os profissionais de saúde sempre precisam ser lembrados, porque eles saíam das suas casas, muitos tiveram a sua rotina alterada", ressalta.


		Saúde mental: como está a população após quatro anos da pandemia
Unsplash.


"Durante essa alteração os impactos que os profissionais sofreram, que eram os impactos do medo de que algum familiar contraísse a Covid-19, as angústias,ou gerou momentos difíceis. Por outro lado, os profissionais que já estavam ali em outras pontes, outros serviços, também sofreram por conta da mudança brusca dessa rotina", afirma.

Ao comentar sobre os profissionais da saúde, Marco destaca a importândia do Sistema Único de Saúde (SUS), que existe somente no Brasil, e que pode ser o diferencial na vida de grande parte da população.

"A gente espera que a saúde mental, que os atendimentos e suportes psicológicos cheguem a mais pessoas que não têm recursos financeiros para pagar um profissional. Então, é importante a gente reforçar a ampliação dos serviços de saúde mental, a ampliação do número de concursos públicos para os profissionais da área da saúde", diz.

"É importante a gente reforçar que as pessoas que ali busquem o serviço perto da sua casa tenham a garantia do acesso e do atendimento qualificado, porque afinal de contas. Falar de pandemia, falar dos impactos psicossociais, falar de tudo isso que nós falamos, torna-se necessário com o SUS fortalecido, com o SUS que dá esse acesso integral, humanizado, aquela pessoa que precisa de atendimento naquele momento", comenta.

Diante dos percalços e sequelas deixados pela pandemia, o psicólogo fala agora em equilíbrio, fundamental para a saúde mental.

"Esse é um momento de busca constante do equilíbrio. E a dica que eu sempre trago é, se você entender, se você precisar de um suporte emocional, um suporte com a saúde mental, busque um apoio, busque um suporte psicológico, com um profissional especializado, para justamente lidar com aqueles impactos que ainda fazem parte deste momento. Nesse momento pós-pandêmico, aqueles impactos que ainda traem prejuízos significativos, se você entende que ainda não conseguiu voltar a um estilo de vida anterior à pandemia, essa é a hora de buscar uma ajuda e uma qualificação profissional", Marco Aurélio da Silva Lima, psicólogo

A pandemia de Covid-19 destacou a importância da saúde mental e a necessidade de abordagens holísticas e inclusivas para lidar com sua complexidade. Enquanto o mundo se recupera, a resiliência e a inovação continuam a ser chave na criação de um futuro mais brilhante e saudável para todos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias