Home / Saúde

SAÚDE

Protocolo de Identificação Segura é tema de treinamento na Policlínica de Goianésia

Objetivo da qualificação é maximizar a segurança do paciente na unidade de saúde

Divulgação Divulgação

Pensando na qualidade do atendimento e na segurança do paciente, a Policlínica Estadual de Goianésia realizou um treinamento para os colaboradores sobre o Protocolo de Identificação Segura. A qualificação foi conduzida pelo do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), que também explicou a finalidade da comissão dentro da unidade de saúde.

A analista da qualidade da Policlínica, Núbia Fernanda Borges, explicou que o principal objetivo do protocolo é garantir a identificação segura de pacientes e usuários. “O protocolo se aplica em toda a extensão da Policlínica Estadual de Goianésia e é responsabilidade de todos o cumprimento das orientações contidas no documento”, comentou.

Na Policlínica de Goianésia, a forma de identificação atual é por meio de pulseiras, onde cada cor é utilizada para um atendimento. “Pulseiras brancas para pacientes, amarelas para acompanhantes, verdes para visitantes, azuis para serviço de farmácia e na cor roxo para motoristas e indivíduos com acesso restrito ao hall de entrada”, explicou a analista da qualidade.

Durante a qualificação também foi apresentado o QR Code de notificação de Incidentes/Eventos Adversos, que é uma ferramenta utilizada na unidade para notificar todos erros de identificação. “Após notificação, os dados são tratados pelo NQSP e gerados planos de ação pelo líder de setor onde o incidente/evento adverso ocorreu. O NQSP mensura mensalmente o indicador referente a identificação Segura”, afirmou Núbia Fernanda Borges.

Para finalizar, a enfermeira Amanda Medeiros dos Santos apresentou o novo informativo de atendimento prioritário conforme estudo das Leis: 14.423/22 e 14.626/23. O informativo foi disponibilizado para todas as recepções e já está em uso.

Comissão Núcleo de Segurança do Paciente

Comissão é uma equipe apoiada pela diretoria, que trabalha de forma coordenada com o intuito de minimizar impactos na unidade de saúde e maximizar a segurança do paciente. Conforme o Regimento, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é um comitê multidisciplinar que possui característica consultiva, deliberativa, fiscalizadora e educativa, que foi desenvolvido visando garantir a segurança do paciente na unidade.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias