Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de São Luís de Montes Belos comemora Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher

Data impulsiona a reflexão dos números da violência contra a mulher e o que se tem feito para combater o problema

Imagem ilustrativa da imagem Policlínica de São Luís de Montes Belos comemora Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher

Em adesão ao Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, lembrado em 10 de outubro, a Policlínica Estadual de São Luís de Montes Belos realizou palestra de conscientização sobre o tema.

Ministrada pela assistente social Josiene Camelo e pela psicóloga Adelaide Ponciano, a palestra destacou que a data impulsiona a reflexão dos números da violência contra a mulher e o que se tem feito para combater o problema.

“O objetivo é estimular a reflexão sobre o tema, incentivando as vítimas a buscarem apoio e orientação profissional. Muitas dessas mulheres sequer entendem que estão sendo violentadas, já que a violência psicológica é muito comum neste cenário”, explicaram.

A psicologia é fundamental para que as mulheres compreendam o ciclo de violência a que estão submetidas e para que tenham o autoconhecimento necessário para enfrentar esta situação. “Ficar em uma relação violenta nunca vale a pena, mas nem sempre isso é fácil de enxergar. Por isso, a terapia tem como objetivo fortalecer a pessoa que está em relações violentas. Isso ajuda a mulher a sair da situação de abuso e evita que isso ocorra novamente nas futuras relações”, afirmou a psicóloga.

De acordo com Josiene Camelo, o Serviço Social atua na mediação dos atos emancipatórios do cidadão, na construção de uma conscientização coletiva dos indivíduos, em busca da defesa das políticas públicas e acessibilidade à garantia de direitos.

“No contexto, ao combate à violência doméstica contra a mulher a (o) assistente social desempenha o trabalho em caráter interventivo, político e educativo. Realizando planejamento e estratégias para a construção da conscientização da sociedade por meio da intervenção, articulação, formação de novos valores e prevenção”, comentou a assistente social.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias