Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Quirinópolis destaca importância do autocuidado com a saúde mental

Atividade foi em alusão ao Janeiro Branco, mês que conscientiza sobre o tema

Divulgação Divulgação

A psiquiatra Débora Mônica ministrou uma palestra para os líderes da Policlínica de Quirinópolis sobre saúde mental, destacando a importância sobre o autocuidado. Segundo a médica, olhar para si mesmo e reconhecer a importância do autocuidado é um ponto de partida para quem está à frente de uma equipe, pois o processo de autoconhecimento, aliado a práticas de autocuidado, favorece o bem-estar do líder e, consequentemente, impacta positivamente na vida das pessoas ao seu redor.

“Um líder sempre acaba exercendo a função de liderança pelo exemplo e, através dela, cria admiração e confiança nos seus subordinados. Dessa forma, é essencial que tal pessoa mantenha boas práticas e hábitos de trabalho”, afirmou.

Para melhorar o ambiente e a vida do líder como um todo, o autocuidado deve ser aplicado e cultivado no meio empresarial. “É essencial no mundo corporativo atual ter uma postura humanizada, com empatia e equilíbrio emocional diante dos desafios. Nesse sentido, o autocuidado é fundamental para o líder, pois, somente assim, conseguirá manter a calma e frieza necessárias para gerir um grupo de pessoas”, comentou.

Dra. Débora Mônica, o estado do líder reflete diretamente na equipe. “ É importante saber e aplicar algumas práticas de manutenção, como fazer uma atividade física diariamente, dormir bem, manter uma alimentação saudável, adquirir novas habilidades, manter equilíbrio entre as atividades laborais e de lazer, exercitar o autoconhecimento através de algumas atividades, como yoga, meditação, entre outras”, frisou.

Para finalizar, os líderes participaram de uma dinâmica sobre as forças, onde é realizado o desenho da mão e cada dedo representa uma força. O dedo polegar representa a identidade, o 9indicador a visão (planejamento), o médio representa a comunicação, a anelar a conexão com Deus, família, trabalho e é finalizada com o dedo mínimo, qual é o mínimo o que podemos fazer no dia. “Foi uma reflexão de bastante importância para todos líderes.”, concluiu a médica.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias