Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Posse realiza ação nutricional sobre controle de líquidos e sódio

Atividade foi direcionada aos pacientes do setor de hemodiálise

Divulgação Divulgação

A Policlínica Estadual de Posse realizou uma ação nutricional com o tema controle de líquidos e sódio com os pacientes do setor de hemodiálise da unidade de saúde. O tema foi abordado pelas nutricionistas Hanna Nobre Liah e Mariana Albino de forma individual com cada usuário.

Os pacientes foram orientados que o peso interdialítico é o acúmulo de líquidos no corpo, entre uma sessão de diálise e outra. E que o ganho de peso em excesso entre as sessões pode acarretar algumas consequências como: hipertensão, inchaço, falta de ar, edema agudo de pulmão (água no pulmão), cansaço, sobrecarga no coração e incapacidade para realizar atividades de rotina do dia a dia.

“os líquidos não são apenas água, mas também: sucos, sorvete, pudins, gelatina, refrigerantes, leite, bebidas alcoólicas, chás, café, sopas, caldos, gelo, açaí, etc. Algumas frutas também são ricas em líquidos: laranja, tangerina, melancia, melão, abacaxi, pêssego, pêra, morango, tomate, entre outros”, explicaram as nutricionistas.

Sobre a quantidade recomendada de líquidos diários, as profissionais orientaram os pacientes s a definir o que será reservado para a água, considerando também a água utilizada para tomar os medicamentos. “É preciso evitar alimentos muito doces ou muito salgados; evitar refrigerantes, já que eles aumentam a sede; evitar caldos e sopas”, disseram.

Além disso, os pacientes foram orientados sobre como lidar com a sede. “Fazer bochechos com água gelada, mas não engolir, mastigar uma folhinha de hortelã, tomar banho e escovar os dentes, pois essas estratégias podem ajudar a diminuir a sensação de calor”, comentaram.

A respeito do sódio, as nutricionistas destacaram que a função é controlar a quantidade de líquidos do organismo e regular a pressão arterial, sendo o sal de cozinha e os alimentos industrializados sua principal fonte.

“Restringir alimentos ricos em sódio; utilizar pouco sal no preparo dos alimentos; cozinhar sem sal; usar temperos naturais, ervas frescas ou desidratadas como alho, cebola, salsinha, cebolinha, louro, hortelã, orégano, coentro, alecrim, manjericão, pimenta, pimentão entre outros, podem evitar o aumento da pressão arterial e ajudar no controle da sede. Desta forma, há a diminuição da chance de acúmulo de líquidos entre as sessões de diálise”, frisaram.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias