Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Posse lembra Dia Mundial da Paz

Intuito foi promover com os colaboradores uma cultura da paz para um ambiente de trabalho saudável

Divulgação Divulgação

Com o objetivo de promover uma cultura de paz para um ambiente de trabalho saudável, a Policlínica Estadual de Posse promoveu uma atividade em alusão ao Dia Mundial da Paz, lembrado em 1 de janeiro.

A psicóloga Vanessa Santos Silva e a nutricionista Hanna Nobre Liah destacaram que para se ter um ambiente de trabalho saudável é preciso rever ideias, atitudes e ações nas relações. “É por meio de uma reflexão sobre processos estruturais, coletivos e individuais que podemos criar as condições para resolver conflitos, promovendo um ambiente saudável no trabalho”, explicaram.

Segundo as palestrantes, as alternativas de resolução e as reflexões visam motivar e a repensar valores, comportamentos e estilos de vida que promovam a construção coletiva da cultura de paz e não violência no nosso ambiente de trabalho. “Conclamamos todos para que se comprometam a criar um ambiente de trabalho, baseado na tolerância, no respeito, na solidariedade e na paz”, comentaram.

As profissionais ressaltaram que o Dia Mundial da Paz é um conceito de cultura de paz, que parte do princípio de que nem a violência, nem a paz, são naturais à atividade humana. “Por um lado, é necessário entender que, como fenômeno social complexo, a violência se exemplifica em grupos, pessoas, ações e relacionamentos que necessitam de transformação. Consequentemente, a paz, como ressaltado, precisa ser ensinada, aprendida e estimulada para efetivar essa mudança de ótica”, finalizaram.

O Dia Mundial da Paz é uma data comemorativa de origem católica celebrada anualmente em 1º de janeiro, criada pelo Papa Paulo VI no ano de 1.967 e celebrada pela primeira vez no ano de 1.968. A cada ano o Vaticano elege um tema; neste ano de 2024 o tema escolhido é Inteligências Artificiais e Paz. Tem como objetivo promover a paz no mundo, garantindo a construção de uma cultura que permita que indivíduos e Estados possam ser defensores da paz entre a humanidade. A data também pensa na criação de condições de vida digna para todos."

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias