Home / Polícia

POLÍCIA

Primeiro heliponto de carros voadores do Brasil será construído em Goiânia

O local escolhido é o complexo imobiliário Cidade Opus, próximo das Avenidas 85 e Multirão no setor Marista

— Foto: Divulgação/Opus Incorporadora — Foto: Divulgação/Opus Incorporadora

Uma empresa em Goiânia se prepara para construir o primeiro heliponto para receber carros voadores. O local escolhido é o complexo imobiliário Cidade Opus, próximo das Avenidas 85 e Multirão no setor Marista.

A montagem do primeiro protótipo da aeronave está prevista para começar neste semestre, com testes agendados para 2024 e as primeiras entregas e início das operações planejadas para 2026.

A Embraer, junto com sua subsidiária Eve Air Mobility, têm planos de estabelecer a primeira unidade de produção da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical eVTOL (sigla para "veículo elétrico de pouso de decolagem vertical"), em Taubaté (SP). A Opus Incorporadora, responsável pela construção do heliponto, espera estar totalmente preparada para receber os eVTOLs até essa data.

Segundo a Opus, helipontos convencionais não possuem certificação para receber eVTOLs. Por isso, o heliponto do Cidade Opus foi cuidadosamente projetado com os requisitos específicos necessários para obter a certificação e operar os eVTOLs com segurança.

Apesar da popularidade do termo "carro voador", os eVTOLs assemelham-se a helicópteros. Estes veículos possuem um alcance de 100 quilômetros e utilizam asas fixas, rotores e propulsores.

Essas aeronaves funcionarão como um sistema de contratação de táxi áereo, muito parecido com os aplicativos de transporte, o intuito agilizar as viagens intraurbanas, que muitas vezes leva cerca de uma hora, para 15 minutos.

Diferente de um helicóptero que utiliza combustível especifico de aviação, os eVTOLs usam eletricidade minimizando os impactos ambientais que segundo os terá zero emissão de CO².

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias