Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Goianésia reforça importância da higiene das mãos

Prática é reconhecida como uma das principais estratégias para a prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde

Imagem ilustrativa da imagem Policlínica de Goianésia reforça importância da higiene das mãos

A Policlínica de Goianésia promoveu uma atividade com os colaboradores para reforçar a importância da higiene das mãos, prática prevenir a transmissão de microrganismos, especialmente os multirresistentes, muitas vezes transmitidos pelas mãos dos profissionais de saúde.

As enfermeiras Fabiana Pereira do Nascimento e Ana Adália Ramos explicaram que a higiene das mãos é reconhecida como uma das principais estratégias para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde. “De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o termo engloba a higiene simples, a higiene antisséptica, a fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica, e a antissepsia cirúrgica das mãos”, comentaram.


		Policlínica de Goianésia reforça importância da higiene das mãos
Divulgação


A higienização das mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das Iras. Ela não pode ser substituída pelo uso de luvas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Anvisa orientam que a higienização das mãos deve ocorrer prioritariamente em 5 momentos.

“Antes de contato com o paciente; antes da realização de procedimentos assépticos; após risco de exposição a fluidos corporais; após contato com o paciente e após contato com as áreas próximas ao paciente”, explicaram.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias