Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Goianésia aborda identificação segura do paciente

Processo assegura ao paciente que a ele seja destinado determinado tipo de procedimento ou tratamento, prevenindo a ocorrência de danos decorrentes de erros

Divulgação Divulgação

A Policlínica Estadual de Goianésia realizou uma qualificação para os colaboradores sobre identificação segura do paciente. A identificação correta do paciente é o processo pelo qual se assegura ao paciente que a ele é destinado determinado tipo de procedimento ou tratamento, prevenindo a ocorrência de erros e enganos que o possam lesar.

O farmacêutico Jeremias Pinto Lustosa Júnior abordou que estudos sobre o processo de identificação de pacientes com a utilização de pulseiras demonstraram que existem altos níveis de consciência profissional da equipe e evidenciaram a importância da tomada de decisão de aplicação do dispositivo no momento mais precoce possível.

Segundo Jeremias, muitas instituições fazem uso das pulseiras para identificar seus pacientes. Em pesquisa relacionada à aceitabilidade dos pacientes com relação a esta prática, foi demonstrado que a maior parte dos pacientes era favorável e que considerava importante a necessidade de utilização de algum método de identificação nos estabelecimentos de saúde, principalmente após explicação sobre as consequências de uma identificação incorreta.

“O protocolo de identificação do paciente inclui as seguintes intervenções, identificação do paciente, com três indicadores: Nome completo, data de nascimento e nome da mãe; educar o paciente/ acompanhante/ familiar / cuidador; confirmar a identificação do paciente antes do cuidado”, frisou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias