Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Formosa promove dia D do Outubro Rosa

Descoberta precoce e diagnóstico da doença em casos iniciais aumentam as chances de cura, diminuindo a agressividade do câncer de mama

Divulgação Divulgação

A Policlínica de Formosa realizou no dia 18 de outubro , dia “D’’ combate e prevenção ao câncer de mama, palestras e dinâmicas para reforçar a necessidade da prevenção desse autocuidado. O câncer de mama é uma das formas mais comuns de câncer que afetam as mulheres em todo o mundo. Embora seja mais prevalente em mulheres, é importante notar que os homens também podem desenvolver câncer de mama com menor frequência.

A médica mastologista Karoline Evangelista Souza disse que a descoberta precoce e diagnóstico da doença em casos iniciais aumentam as chances de cura, diminuindo a agressividade da doença. Ela pontuou que o autoexame é importante, mas lembrou que os exames de imagem devem ser realizados a partir dos 40 anos onde o risco de câncer de mama começa a aumentar. “Não se deve apenas se resguardar em idade mínima ou máxima para procurar o profissional, pois existem outros sintomas a serem observados”, frisou.

De acordo com a médica, o quadro inicial da doença é caracterizado por lesões extremamente pequenas e geralmente imperceptíveis, não palpáveis durante o exame clínico e descobertas apenas durante o rastreamento monográfico.

“A epidemiologia do câncer de mama é a forma mais comum que acomete mulheres em todo o mundo, no qual afeta mulheres de todas as idades, mas o risco aumenta com a idade. São fatores de risco: idade avançada; histórico familiar de câncer de mama; mutação genética, como BRCA1 e BRCA2; exposição à radiação; terapia de reposição hormonal; consumo excessivo de álcool e obesidade”, explicou.

Dra Karoline destaca que a prevenção é adotar um estilo de vida saudável com dieta equilibrada e exercícios regulares; limitar o consumo de álcool; evitar a terapia de reposição hormonal sem orientação médica; conhecer sua história familiar e, se houver casos de câncer de mama, discutir o risco com um médico, considerar medidas preventivas, como a mastectomia preventiva em casos de alto risco genético.

“O câncer de mama é uma doença que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. A conscientização, prevenção e detecção precoce desempenham um papel fundamental na melhoria das taxas de sobrevivência é crucial que as mulheres sejam educadas sobre os fatores de risco, adotem um estilo de vida saudável e realizem exames regulares”, afirmou.

De acordo com a diretora-geral da Policlínica Estadual de Formosa, Silvana Mofardini Machado, a detecção precoce e o tratamento adequado aumentam significativamente as chances de recuperação.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias