Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Formosa instrui sobre Resíduos de Serviços de Saúde

Atividade abordou a respeito da  coleta, manejo e transporte do lixo hospitalar

Imagem ilustrativa da imagem Policlínica de Formosa instrui sobre Resíduos de Serviços de Saúde

O Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) da Policlínica Estadual de Formosa realizou um treinamento para os colaboradores da unidade a respeito da coleta, manejo e transporte de lixo. A qualificação foi conduzida pela colaboradora do Serviço Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) Fernanda Tavares em parceria com a farmacêutica Thaysa Romualdo.*

A atividade, que também promoveu uma dinâmica com os participantes, abordou todos os grupos de classificação dos Resíduos de Serviços de Saúde que são classificados em 5 grupos: A, B, C, D, E, na unidade é trabalhado apenas os Grupos: A, B, D e E;

Sobre os grupos foi destacado que o grupo A é de resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção. Divide-se em subgrupos: A1, A2, A3, A4, A5. O grupo B possui resíduos contendo produtos químicos que apresentam periculosidade à saúde pública ou ao meio ambiente. O C tem resíduos resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores ao estabelecido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).


		Policlínica de Formosa instrui sobre Resíduos de Serviços de Saúde
Divulgação


No grupo D, os resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podem ser equiparados aos resíduos domiciliares. No E são os materiais perfurocortantes. Sobre o manuseio desde a sua geração, segregação, acondicionamento, identificação, coleta interna, transporte interno, armazenamento temporário, armazenamento externo, coleta externa, transporte externo até a destinação final de acordo com as normas da unidade.

De acordo com as palestrantes, o objetivo do treinamento foi o de conscientizar, informar a respeito do manuseio desde a sua geração, segregação, acondicionamento, identificação, coleta interna, transporte interno, armazenamento temporário, armazenamento externo, coleta externa, transporte externo até a destinação final.

“A Policlínica de Formosa trabalha com quatro desses grupos, e para cada grupo há um fluxograma a ser seguido. Eles são coordenados e monitorados pela comissão existente na unidade PGRSS - Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde”, explicaram.

De acordo com as palestrantes, a utilização de dinâmicas nos treinamentos tem o valor agregador de estimular o colaborador no seu desenvolvimento em grupo, aumentando sua capacidade de desenvolver linguagem, pensamento rápido e concentração.

A Policlínica Estadual de Formosa através da educação permanente continuada, visa levar aos colaboradores diversas formas de aprendizagem e qualificação, para que ele tenha segurança e conhecimento na realização de suas tarefas diárias.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias