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Policlínica de Formosa destaca importância da humanização na saúde

SUS humanizado é aquele que reconhece o outro como legítimo cidadão de direitos

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Um dos valores destacados na Policlínica Estadual de Formosa é a humanização, para reavivar estes valores e demonstrar o compromisso da unidade com os pacientes e colaboradores, a unidade promoveu uma palestra sobre humanização na saúde.

A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003, a PNH deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. Um SUS humanizado é aquele que reconhece o outro como legítimo cidadão de direitos, valorizando os diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde.

A ouvidora, Carla Colpo Montalvão, e responsável pelo Núcleo de Educação Permanente Continuada (NEPE), Elenir Rodrigues Vieira, explicaram que em 1988, foi votada a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). “Com ele afirmamos a universalidade, a integralidade e a equidade da atenção em saúde. Com ele também apontamos para uma concepção de saúde que não se reduz à ausência de doença, mas a uma vida com qualidade”, comentaram.

A a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde, prevenir, cuidar, proteger, tratar, recuperar, promover, enfim, produzir saúde.” A Policlínica Estadual de Formosa- GO, em seu cotidiano, tem a responsabilidade de promover a PNH na sua rotina diária”, afirmaram.

Após a palestra, pacientes e colaboradores puderam se expressar quanto ao entendimento do que é serviço e atendimento humanizado, colocando suas experiências e expectativas em um mural que foi construído para expor seus entendimentos.

De acordo com as palestrantes, o intuito foi fazer -se lembrar que amar, servir e aprender deve estar no cotidiano e não deve se perder, pois é uma conquista de todos, mais uma vez a policlínica reforça o compromisso de responsabilidade para com a sociedade.

A diretora da Policlínica Silvana Mofardini Machado, relata que a humanização na saúde é um princípio fundamental para garantir uma assistência de qualidade, baseada no respeito, na empatia e na valorização das necessidades do paciente. “Ela contribui para a melhoria da saúde e do bem-estar das pessoas, promovendo uma relação mais humana e positiva entre profissionais de saúde e pacientes”, finalizou.

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