Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Formosa aborda Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Palestra foi conduzida pela equipe psicossocial da unidade de saúde

Imagem ilustrativa da imagem Policlínica de Formosa aborda Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

De 21 a 27 de agosto é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Estabelecida pela Lei n° 13.585/2017, a data tem como objetivo promover ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência. Em homenagem à data, a Policlínica Estadual de Formosa realizou uma palestra ministrada pela psicóloga Tatiana Hennemann e a assistente social Josilene Neres.

A ação teve como finalidade oferecer uma introdução à recente discussão tem o propósito de sensibilizar e conscientizar governos e a sociedade em relação às potencialidades e às necessidades específicas das pessoas com deficiência para, dessa forma, serem implementadas políticas públicas que promovam a inclusão social.

A atividade destacou que as definições estabelecidas pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI) nº 13.146, de julho de 2015, a deficiência é compreendida como resultado da interação entre impedimentos, que são condições presentes nas funções e estruturas do corpo, e barreiras que podem ser urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, comunicações e na informação, atitudinais e tecnológicas. Assim, a deficiência é compreendida pela experiência de obstrução do gozo pleno e efetivo na sociedade em igualdade de condições.

A deficiência múltipla ocorre quando uma pessoa possui ao mesmo tempo dois ou mais tipos de diferentes impedimentos, que podem ser de natureza física, visual, auditiva, mental ou intelectual.

A deficiência intelectual caracteriza-se pelo comprometimento no desenvolvimento cognitivo com impacto, em diferentes graus, na capacidade de raciocínio, elaboração, comunicação e aprendizagem.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias