Home / Saúde

SAÚDE

Palestra na Policlínica de Posse aborda Janeiro Branco e Roxo

Atividade conscientizou usuários sobre saúde mental e hanseníase

Divulgação Divulgação

A Policlínica Estadual de Posse promoveu uma palestra para os pacientes a respeito do Janeiro Branco e Roxo, que conscientiza sobre saúde mental e a hanseníase. A ação foi ministrada pelo psicólogo Paulo Amorim e pela assistente social Irani Monsueth.

A campanha Janeiro Branco surgiu no Brasil em 2014 e este ano o lema principal é o mundo pede saúde mental. A frase é um alerta para a maior visibilidade e prevalência de problemas emocionais a partir da pandemia iniciada em 2020 que provocou um aumento no diagnóstico de doenças psíquicas.

“ A campanha tem como propósito abordar temas que estão relacionados à saúde mental das pessoas. Os casos de depressão, estresse e crises de ansiedade tem aumentado cada vez mais. Sendo o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia”, explicaram.

Sobre a hanseníase, os profissionais destacaram que é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

“Podem surgir, principalmente, nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nádegas e pernas. Orientação é procurar uma unidade de saúde e agendar consulta todo tratamento e medicações gratuito”, comentaram.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias