Home / Saúde

SAÚDE

Inscrições abertas para a VII Jornada de Saúde Mental

Agendado para setembro, o evento trará palestrantes consagrados do eixo Rio e São Paulo

Imagem ilustrativa da imagem Inscrições abertas para a VII Jornada de Saúde Mental

Qual a influência das emoções na saúde física do ser humano? O que diz a ciência acerca da relação entre fé e equilíbrio das emoções? Como lidar com os desafios de cada fase da existência humana: a infância, a adolescência, a vida adulta e o envelhecimento? Como enfrentar a dor do luto?

As perguntas fazem parte do cotidiano da população que, infelizmente, tem tido maior dificuldade de lidar com todos estes dilemas. O Brasil lidera o número de casos de ansiedade patológica no mundo, e acomete aproximadamente 9,3% dos brasileiros. Na América Latina, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão, além de ser o segundo país com maior prevalência nas Américas. Só no primeiro ano da pandemia, o aumento das duas doenças tiveram aumento de 25% no mundo. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No entanto, as pessoas ainda têm resistência para procurar ajuda especializada pela ideia de que os problemas de origem mental possam ser resolvidos por conta própria. Especialistas afirmam que não há remissão espontânea de casos de ansiedade e depressão, daí a importância de se buscar ajuda. Motivos que estimulam o Instituto Gartrell a realizar a VII Jornada da Saúde Mental e Fé Cristã, agendado para 22 e 23 setembro, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. Na sexta-feira, 22, o evento acontecerá das 17 às 22h. Já no sábado, 23, haverá programação durante todo o dia, das 8h30min às 17h30min.

Um evento que leva conhecimento científico de excelência, em linguagem acessível para comunidade, buscando integrar o aspecto teórico e prático de em cada assunto e tema ligado ao desenvolvimento global do ser humano em cada fase de sua vida, sempre propondo manejos efetivos e eficazes, que os participantes poderão implementar em seu dia a dia e cotidiano.

Aberto ao público em geral, o evento receberá 15 palestrantes consagrados, tanto de Goiás quanto do cenário nacional da psicologia e psiquiatria estarão em Goiânia para painéis e workshops. O evento também acontecerá em modalidade digital para quem não puder estar presente. “A jornada é uma convergência de forças para criação de uma cultura voltada para a saúde mental e integral”, diz a psicóloga Elóide Botelho, presidente do Instituto Gartrell.

Com o tema “Fases da Vida e Desenvolvimento Integral”, o evento recebe público a partir de 15 anos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site www.institutogartrell.com/jornada

Apesar de haver custo para participar, Elóide explica que o evento não tem fins lucrativos e a receita visa cobrir as despesas da organização. "Todos os palestrantes são voluntários e se dispuseram a unir forças conosco neste propósito", complementa a presidente.

50 inscrições gratuitas para multiplicadores

A fim de contribuir com líderes de casas terapêuticas, que assistem pessoas em situação de risco emocional e social, o Instituto Gartrell irá sortear 50 ingressos, sendo 25 presenciais e 25 on-lines. "Normalmente esses coordenadores são voluntários que precisam de uma formação continuada para lidar com todas as problemáticas. Aqui, ele receberá informações que irão ser úteis em sua realidade", diz Elóide.

Para concorrer a uma das vagas que serão disponibilizadas à estes profissionais que trabalham no voluntariado, os interessados devem enviar uma mensagem via WhatsApp para (62) 9 8225-0185, com as seguintes informações:

1) Nome completo;

2) Contato de e-mail;

3) Contato de WhatsApp;

4) Como ficou sabendo da VII Jornada?

5) Onde atua com voluntário?

6) Como a formação irá ajudar seu trabalho voluntário?

Confira a programação e quem são os palestrantes:

Data: 22/09 - sexta-feira

Horário: 19h

Painel l : A culpa adoece. A graça restaura

Palestrantes

● Esly Carvalho: psicóloga clínica: mestra em psicologia (UNB); doutora e pós doutora em psicologia (EUA).

● Ester Cabral: especialista em Saúde Mental e Saúde Pública (NSP/FRIOCRUZ).

● Marcos Botelho: graduado em teologia (SPBC); graduação e mestrado em filosofia (UFG-GO: doutorando em filosofia pela UFRGS.

● Uriel Heckert: médico psiquiatra (UFJF); especialista e mestre em filosofia (UFJF); doutor em psiquiatria (USP).

Data: 22/09 - sexta-feira

Horário: 20h30

Painel II : Violência não é a resposta

Palestrantes

● Ciro Vargas: graduado em medicina e psiquiatria (ESCS); especialista em psiquiatria (AB-P/AMB); mestre em Ciência da Saúde (UFG-GO).

● Leonardo Farias: psicólogo forense, mestrando em ciências criminológicas forenses; especialista em neuropsicologia.

● Maris Dietz: graduada em psicologia (PUC-GO); especialista em Terapia Cognitiva Comportamental (UNIP).

● Handersenn Shouzo Abe ( Psic. Clínico, Forense e consultor, Goiânia-GO)

Data: 23/09 - sábado

Horário: 9h

Palestra: O desenvolvimento integral do ser humano

Palestrante: Sandra Schewinsky: doutora em Psicologia Social pela PUC (PUCCAMP); mestra em Psicologia do Desenvolvimento pela UNIMARCO; especialista em Psicologia Hospitalar pelo CFP; neuropsicóloga do Hospital Sirio Libanês de São Paulo.

Data: 23/09 - sábado

Horário: 10h45

Painel III: Cognição-emoção e saúde integral

Palestrantes

● Maria das Graças Brasil: neuropediatra, neuropsiquiatra, especialista, mestra e doutora docente pela UFG.

● Thiago Oliveira: médico psiquiatra (UFG-GO); mestrando em Ciências da Saúde (UFG-GO): ex-diretor técnico do CREDEQ (Aparecida de Goiânia-GO)

● Sandra Schewinsky: doutora em Psicologia Social pela PUC (PUCCAMP); mestra em Psicologia do Desenvolvimento pela UNIMARCO; especialista em Psicologia Hospitalar pelo CFP; neuropsicóloga do Hospital Sírio Libanês de São Paulo.

Data: 23/09 - sábado

Horário: 14h - workshops:

● A formação integral da criança e do adolescente, hoje

Elisa Leão: graduada em psicologia pela PUC-GO; mestre em Ciência da Religião (PUC-GO); doutora em psicologia (USP/SP).

● A formação integral do jovem no mundo do século XXI

Danielli Morelli: graduada em psicologia (Mackenzie/São Paulo);formação em psicanálise da Criança e do Adolescente (CEAPIA/Porto Alegre-RS).

● O adulto e o idoso e o cultivo da saúde integral

Miguel Rios: médico psiquiatra (FHDF-UNB); especialização em psicologia (UNB); e em Dependência Química pela UNIFESP.

Data: 23/09 - sábado

Horário: 15h30 - workshops:

● O solteiro e o cultivo da saúde integral

Neli Freitas: educadora, graduada em pedagogia pela PUC-GO, mestre em Educação Cristã, pelo Seminário Teológico De Dallas-USA.

● Finanças e empreendedorismo: desenvolvimento pessoal

Diego Souza: escritor: agente autônomo de investimento ARCORD.

● O milagre da vida e o mistério da morte

Paulo Henrique Coelho: psiquiatra especialista em Terapia Cognitivo Comportamental; agente autônomo de investimento ARCORD.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias