Home / Saúde

SAÚDE

Hugo capacita sobre medicamentos especiais

Palestra qualificou equipe multiprofissional em relação aos Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do Estado de Goiás

Imagem ilustrativa da imagem Hugo capacita sobre medicamentos especiais

Com o intuito de qualificar os profissionais da assistência em relação aos Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do Estado de Goiás, a gerência de farmácia e suprimentos do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) promoveu nesta terça-feira, 9, uma palestra para a equipe multiprofissional da unidade de saúde sobre o tema. A atividade foi conduzida pelo diretor-geral do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (CEMAG JB), Roney Pereira Pinto.

Em sua apresentação, Roney explicou quais os fluxos que o paciente percorre para ter acesso ao medicamento e em que fase desse processo o farmacêutico pode intervir de forma positiva, prestando uma assistência farmacêutica ao usuário que vai utilizar o medicamento.

“O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) é uma estratégia da Política Nacional da Assistência farmacêutica, caracterizada pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas publicados pelo Ministério da Saúde”, disse.

O palestrante revela que é necessário abordar com os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) como acontece o acesso da segunda e terceira linha de tratamento das doenças crônicas e raras, que é executado no Cemac. “É de suma importância falar sobre a celeridade de acesso aos pacientes que têm o diagnóstico de doenças raras e crônicas, qual o encaminhamento que deve ser dado para o usuário e quais os critérios utilizados”, revelou Roney.

A presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás, Lorena Bahia, participou da palestra e destacou que por meio da qualificação os profissionais vão oferecer um serviço cada vez melhor e mais efetivo para comunidade, uma vez que é possível otimizar o uso dos recursos.

“Não basta apenas o paciente receber o medicamento. Ele tem que compreender como o medicamento deve ser armazenado, utilizado. Se o mesmo frasco pode ser utilizado em mais de um paciente, o hospital tem condições de otimizar esse recurso. Foi uma palestra voltada para melhoria do acesso ao medicamento, de forma qualificada para que o paciente também tenha acesso às informações farmacêuticas”, afirmou.

Para a gerente de farmácia e suprimentos do Hugo, Patrícia Fausta Vieira Viveiros, a capacitação proporcionou à equipe multiprofissional conhecimento sobre o fluxo da solicitação dos medicamentos de alto custo. Além disso, abordou a importância da orientação farmacêutica quanto ao uso das medicações.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias