Home / Saúde

SAÚDE

Hospital de Luziânia participa de Oficina Estadual de Melhoria da Higiene das Mãos

Intuito foi qualificar os profissionais dos hospitais participantes do Projeto nas Práticas de Higiene das Mãos

Divulgação Divulgação

Uma equipe do Hospital Estadual de Luziânia participou nesta terça-feira, 5, da Oficina Estadual Sobre Estratégia Multimodal de Melhoria da Higiene das Mãos, que aconteceu no auditório da Associação Médica de Goiás, em Goiânia. O objetivo do encontro foi capacitar os profissionais dos hospitais participantes do Projeto nas Práticas de Higiene das Mãos, incluindo observação direta da higiene das mãos, para aumentar a adesão às boas práticas de higiene das mãos, minimizando as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos serviços de saúde.

A coordenadora da Comissão de controle de infecção hospitalar do HEL, Amanda Xavier Duarte comenta que o evento proporcionou capacitação aos profissionais de saúde, incluindo membros da CCIH, gerência assistencial e coordenação do centro cirúrgico. “Essa qualificação é essencial para garantir a correta implementação das boas práticas de higiene das mãos. A inclusão da observação direta da higiene das mãos é um componente-chave do projeto, visando aumentar a adesão às práticas corretas. Com isso, é possível criar um ambiente de responsabilidade e monitoramento constante para garantir a eficácia das medidas adotadas”, disse.

De acordo com Amanda, o impacto esperado é a redução das IRAS nas UTIs dos serviços de saúde. “Isso não apenas melhora a qualidade da assistência prestada aos pacientes, mas também contribui para a eficiência operacional dos hospitais. O projeto, sendo uma iniciativa nacional em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estabelece um padrão unificado para a melhoria da higiene das mãos em serviços de saúde em todo o país, promovendo consistência e excelência no cuidado ao paciente”, afirmou a enfermeira.

A coordenadora destaca que a presença de observadores de higienização das mãos e a participação ativa de diferentes setores do HEL demonstraram o comprometimento com as práticas de segurança, criando um ambiente favorável para a troca de conhecimentos e experiências, fortalecendo a cultura de prevenção de infecções.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias