Home / Saúde

SAÚDE

Policlínicas Estaduais realizam 1º Encontro Multidisciplinar de Assistência em Hemodiálise

Evento foi sediado na Policlínica de Formosa, que compartilhou as experiências da equipe sobre o serviço

A Policlínica Estadual de Formosa foi sede do 1º Encontro Multidisciplinar de Assistência em Hemodiálise das Policlínicas Estaduais de Goiás. O evento, que foi em alusão ao Dia Mundial do Rim, lembrado na segunda quinta-feira do mês de março, foi transmitido online para as outras Policlínicas e contou com a participação da coordenadora de nefrologia da Secretaria de Estado da Saúde do Goiás, Hélia Alves, da diretora da unidade de saúde, Silvana Mofardini, dos responsáveis técnicos pelo serviço de hemodiálise da Policlínica, colaboradores e equipe multidisciplinar.

A idealização do evento foi para compor as ações da “Semana do Rim” na unidade, além de proporcionar o compartilhamento de experiências exitosas da equipe multidisciplinar do serviço, neste 1 ano e 7 meses de funcionamento da hemodiálise. O encontro foi mediado pelo enfermeiro nefrologista e Responsável Técnico do setor, Filipe Gadeia. Após as palestras, foi disponibilizado um tempo para perguntas e respostas, onde os participantes puderam tirar suas dúvidas acerca das informações transmitidas.


		Policlínicas Estaduais realizam 1º Encontro Multidisciplinar de Assistência em Hemodiálise
Divulgação

Segundo Filipe Gadeia, no serviço de hemodiálise as práticas educativas são muito difundidas e incentivadas, visto que trazem um feedback positivo acerca da sensibilização dos participantes sobre as temáticas abordadas. “As ações educativas podem ser consideradas uma das principais ações de promoção da saúde. Elas despertam para a responsabilidade pessoal e social, bem como a formação de multiplicadores e cuidadores”, comentou.

A coordenadora de nefrologia da SES GO, Hélia Alves, agradeceu a oportunidade participar do evento. “A Policlínica Estadual de Formosa desempenha com humanização, profissionalismo e competência suas atividades”, disse. A diretora da Policlínica de Formosa, Silvana Mofardini, ressaltou que tem gratidão aos colaboradores por se empenharem, estudarem para estarem sempre trazendo aos pacientes o que há de melhor em resoluções e atendimento.


		Policlínicas Estaduais realizam 1º Encontro Multidisciplinar de Assistência em Hemodiálise
Divulgação

A Policlínica Estadual de Formosa é referência no atendimento ao paciente em tratamento renal crônico dialítico, na Região do Entorno. Hoje, a unidade atende 42 pacientes em três turnos de segunda a sábado.

Dia Mundial do Rim

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena a Campanha do Dia Mundial do Rim, que traz como objetivo disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Neste ano, o tema da campanha é “Saúde dos rins (e exame de creatinina) para todos: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias