Home / Saúde

SAÚDE

HEL participa de qualificação para Cihdotts

Treinamento abordou sobre a seleção de doadores de tecidos oculares e foi conduzido pela Fundação Banco de Olhos de Goiás

Divulgação Divulgação

Profissionais do Hospital Estadual de Luziânia participaram de uma qualificação para Cihdotts sobre seleção de doadores de tecidos oculares. O treinamento foi conduzido pela Fundação Banco de Olhos de Goiás.

O coordenador do centro cirúrgico do HEL, Jerffeson Teixeira, comentou que a participação dos membros da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) em programas de capacitação para seleção de doadores de tecidos oculares é crucial para garantir a qualidade e quantidade de doações realizadas. “A formação desses profissionais assegura a identificação adequada de potenciais doadores, aumentando a segurança dos procedimentos e contribuindo para a expansão dos transplantes”, disse.

Jefferson explica que principais atribuições da CIHDOTT incluem a organização do protocolo assistencial para o diagnóstico de morte encefálica e a definição de procedimentos para o acolhimento dos familiares de pacientes falecidos, tanto doadores quanto não doadores. “Os membros da CIHDOTT desempenham um papel fundamental como facilitadores durante todo o processo, desde a identificação da possível morte encefálica até o apoio aos familiares nesse momento delicado”, frisou.

O enfermeiro lembra que o HEL realizou a primeira captação de órgãos em janeiro deste ano. “Adquirir conhecimento contínuo valoriza a ética e a transparência no processo de doação, fortalecendo o sistema e beneficiando aqueles que aguardam por um transplante”, concluiu.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias