Home / Saúde

SAÚDE

Gripe mata quinta vítima este ano, em Goiás

De acordo com a SES, vítima não tinha comorbidades; pasta reforça para a importância da vacinação contra o vírus da gripe

Imagem ilustrativa da imagem Gripe mata quinta vítima este ano, em Goiás

O vírus Influenza fez mais uma vítima em Goiás este ano, uma mulher de 43 anos, moradora de Iporá, é a quinta vítima goiana.

A morte foi informada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que comunicou também que a vítima não tinha nenhuma comorbidade.

Ao contrário das outras quatro vítimas que perderam suas vidas em decorrência da infecção pelo subtipo B da Influenza, a mais recente vítima fatal do vírus contraiu o subtipo A da doença. Entre as quatro vítimas fatais anteriores do vírus da gripe Influenza, estavam um jovem rapaz de 15 anos, outro de 20 anos, uma menina com apenas cinco meses de vida e um garoto de dois anos.

De acordo com a SES, o vírus está circulando entre pessoas mais jovens e com isso a pasta reforça para a vacinação de crianças a partir dos seis meses, que são mais propensas a desenvolver quadros graves decorrentes da doença.

Baixa adesão

Em resposta ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e síndrome gripal em 23 unidades espalhadas em todo o Estado, o Governo de Goiás autorizou os municípios a anteciparem o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza. A decisão foi tomada após uma análise epidemiológica apontar a necessidade de medidas urgentes para prevenir a propagação da doença.

Com a autorização, os municípios puderam iniciar a vacinação já no dia 4 de abril, seis dias antes da data inicialmente prevista, que era 10 de abril. A medida visa ampliar a cobertura vacinal e proteger a população, especialmente os grupos mais vulneráveis.

No entanto, a pasta informou que houve uma adesão de apenas 5% da população idosa, que é um dos grupos prioritários. A meta das autoridades de saúde é vacinar 90% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, a fim de garantir uma situação mais tranquila e evitar o aumento do número de casos de gripe Influenza.

Campanha de Vacinação

A Campanha de Vacinação contra a Influenza em Goiás continua em andamento e vai até o dia 31 de maio. A vacinação é destinada a diversos grupos prioritários, incluindo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, crianças de 6 meses a 6 anos, professores, pessoas com comorbidades, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, servidores do sistema carcerário, população privada de liberdade e adolescentes que cumprem medida socioeducativa. É importante que a população desses grupos se vacine o quanto antes para se proteger contra a gripe Influenza e evitar complicações de saúde. As autoridades de saúde reforçam a importância da vacinação como uma medida preventiva eficaz e segura.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias