Home / Saúde

SAÚDE

Goiás tem ações importantes para prevenção do câncer de mama

O Estado é pioneiro no Brasil a oferecer pelo SUS exames de ordem genética que detectam câncer de mama e de ovário

Imagem ilustrativa da imagem Goiás tem ações importantes para prevenção do câncer de mama

A Secretaria de Saúde de Goiás (SES GO),cumpriu uma série de procedimentos referente a prevenção do câncer de mama em Goiás em decorrência do Outubro Rosa. Com a resposta positiva referente a campanha do Outubro Rosa, o intuito da Secretária de Saúde é aumentar o número de mamografias e outros exames que possam identificar precocemente a doença. A secretaria conseguiu superar a meta de zerar a fila de solicitações de mamografia. O Estado realizou 1.169 exames mediante 914 solicitações pendentes.

Além disso, 441 cirurgias em ginecologia, mastologia e plástica. Só nos 13 primeiros dias de novembro, foram 492 solicitações de mamografia e de acordo com o Complexo de Regulação Estadual, as demandas para realização do exame continuam altas.

Segundo a superintendente de políticas de atenção integral a saúde, Paula dos Santos Pereira, "A fila de mamografia terminou , porém, já temos outra nos próximos meses. Isso já era esperado uma vez que todo o trabalho feito em outubro foi também para ampliar a busca das mulheres pelo exame. É um resultado positivo da campanha e mostra que a população se preocupou, as mulheres buscaram atendimento." Declarou.

O Estado promoveu em Outubro em parceria com a Universidade Federal de Goiás a campanha "Goiás Todo Rosa" com o intuito de realizar testagem genética de mulheres para diagnóstico precoce o diagnóstico do câncer. O Estado é pioneiro no Brasil a oferecer pelo SUS exames de ordem genética que detectam câncer de mama e de ovário.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias