Home / Saúde

Saúde

Goiânia sediará o ‘40º Congresso Brasileiro de Reumatologia’

Na programação, conferências, debates e discussões com reumatologistas nacionais e internacionais focando recentes avanços da especialidade no Brasil e no mundo

Congresso Brasileiro de Reumatologia foca as doenças reumáticas, que atingem cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil – Imagem: Divulgação/SBR Congresso Brasileiro de Reumatologia foca as doenças reumáticas, que atingem cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil – Imagem: Divulgação/SBR

O Congresso Brasileiro de Reumatologia, maior evento da especialidade da América Latina, terá a sua 40ª edição realizada na sede do Centro de Convenções de Goiânia, de 4 a 7 de outubro.

Organizado pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), entidade existente desde 1949 e detentora de 2 mil associados, contará com extensa programação científica – cursos, mesas redondas, conferências, simpósios, sessão de temas livres debatendo os principais temas da especialidade, além de encontro de pacientes, atividades culturais e premiações aos trabalhos e pesquisas mais expressivos sobre a reumatologia nos dias de hoje no país.

Em dados da SBR, entre as abordagens da programação científica constam também a abordagem de temas, como Transplante de células tronco nas doenças reumáticas, Desafios atuais na reumatologia pediátrica, Desafios no diagnóstico e tratamento da esclerose sistêmica, Cannabis medicinal no tratamento da dor e Saúde Mental nas Doenças Reumáticas.

Renomados profissionais do setor do Brasil e, palestrantes internacionais com atuação na França, no Canadá, nos Estados Unidos, Uruguai, Austrália, Paraguai e Itália discutirão recentes avanços da especialidade em programação diversificada e dinâmica, que pode ser acessada aqui. Entre os especialistas palestrantes, os brasileiros Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, presidente da SBR; Camila Guimarães, médica assistente do serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e, Ana Carolina de Oliveira e Silva Montandon, coordenadora do ambulatório de Lúpus do mesmo HC e integrante da Comissão de Lúpus da SBR – ambas da Sociedade Goiana Reumatologia (SGR). E, os franceses Jacques-Olivier Pers e Laurent Arnaudm, o canadense Janet Pope, o norte-americano John Stone e o italiano Savino Sciascia.

‘Espaço de informação’

De acordo com Marco Antônio, a edição 2023 do Congresso é o evento mais aguardado da especialidade no Brasil e uma das mais importantes oportunidades para o compartilhamento de informações e aprimoramento de conhecimentos entre reumatologistas de várias partes do mundo. “Os especialistas da área terão contato com as mais recentes pesquisas do setor, além de compartilharem um espaço de informação e acolhimento para os pacientes”, diz.

Para os presidentes de honra do acontecimento, Antônio Carlos Ximenes e Nilzio Antonio da Silva – os dois atuam em Goiânia –, o mais expressivo evento brasileiro da especialidade resulta em oportunidade para reunir e discutir trabalhos científicos centrais e atualização de práticas clínicas da especialidade com profissionais gabaritados de diferentes países.

Quando se fala em enfermidades reumáticas, estão a artrite reumatoide, osteoartrite/artrose, espondiloartrites, artrite psoriásica, lombalgia, o lúpus eritematoso sistêmico (LES), fibromialgia, osteoporose, gota, febre reumática, vasculites, cada uma com sua característica.

Levantamento da SBR aponta que hoje as doenças reumáticas afetam mais de 15 milhões de vítimas no Brasil, pessoas que sentem muitas dores e representam uma das maiores causas de afastamento do trabalho e de aposentadorias por invalidez.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias