Home / Saúde

SAÚDE

Equipe de enfermagem da Policlínica de Goianésia recebe treinamento sobre eletrocardiograma

Exame avalia a saúde cardiovascular

Divulgação Divulgação

A equipe de enfermagem da Policlínica Estadual de Goianésia participou de um treinamento referente ao exame de eletrocardiograma e mapa 24h. O Eletrocardiograma é um exame inicial de avaliação da saúde cardiovascular, a fim de detectar algumas anormalidades cardíacas. Também conhecido como ECG, é um exame também solicitado pelo cardiologista para acompanhar a evolução de algumas doenças, assim como para avaliar a eficácia de medicamentos para arritmia ou marca-passos.

A técnica de enfermagem da clínica médica, Maressa Geovana, explicou que o Eletrocardiograma é um exame de avaliação da atividade elétrica do coração através de eletrodos fixados na pele. A partir disso, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.

“Ele também pode ser usado para verificar a saúde do coração quando outras doenças ou condições estão presentes, tais como: pressão alta ou hipertensão, colesterol alto, tabagismo, diabetes e pessoas que apresentem um histórico familiar de doença cardíaca precoce”, disse.


		Equipe de enfermagem da Policlínica de Goianésia recebe treinamento sobre eletrocardiograma
Divulgação


Além disso, o exame também serve para monitorar dispositivos implantados no coração, como marcapassos, e avaliar seu funcionamento no coração. Já o MAPA é o exame que mede a pressão arterial a intervalos programados, habitualmente a cada 20 minutos, durante 24 horas, na vigília enquanto o paciente realiza atividades habituais e durante o sono.

“O exame auxilia o seu médico a diagnosticar hipertensão e avaliar a eficácia do seu tratamento durante a vigília e o sono. É indicado para confirmação do diagnóstico de hipertensão, para avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo e avaliação de sintomas como hipotensão, ou seja, pressão baixa”, comentou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias