Home / Saúde

SAÚDE

Descaso? UPA de Sinop/MT é investigada após morte de crianças a espera de internação

Investigação foi iniciada após duas crianças morrerem à espera de um leito na UTI

Imagem ilustrativa da imagem Descaso? UPA de Sinop/MT é investigada após morte de crianças a espera de internação

A saúde no Brasil é tema constante das principais discussões no meio político nacional. No entanto a ausência de políticas públicas efetivas pode gerar graves consequências.

Em Sinop, localizada a 503km de Cuiabá (MT), foi necessária a instalação de uma comissão médica independente para que fosse possível avaliar qual a real situação existente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. A atitude foi necessária após a morte de duas crianças que aguardavam vaga em para leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica.

As mortes ocorreram em um espaço de menos de 15 dias.

A população da cidade reforça em suas reclamações que problemas na estrutura da unidade de atendimento e longas esperas para se conseguir um leito são fatos constantes.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), afirmou que vai disponibilizar em até 30 dias, 10 leitos de UTI pediátrica, 15 leitos pediátricos destinados à UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) e ainda 5 leitos de retaguarda infantil para o Hospital Regional de Sinop. Os futuros investimentos são avaliados em R$ 22 Milhões anuais.

Um relatório do que foi constatado na unidade deve ser entregue pela comissão que é formada por profissionais que não atuam na unidade.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias