Home / Saúde

SAÚDE

Ceap-Sol promove ação de conscientização e testagem rápida do HIV/Aids

Ações têm como objetivo levar informações sobre autocuidado e prevenção, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids

Imagem ilustrativa da imagem Ceap-Sol promove ação de conscientização e testagem rápida do HIV/Aids

O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), unidade do Governo de Goiás, gerido Instituto Sócrates Guanaes (ISG), promove, no próximo dia 1 de dezembro, uma ação de importante caráter social, com a testagem rápida de HIV/Aids e distribuição de autotestes para o diagnóstico da doença. Também haverá a entrega de kits com folder informativo e preservativos para a população que circula na região circunvizinha da unidade de saúde, que fica localizada no Jardim Europa, em Goiânia.

A realização de testes e entregas kits orientativos serão realizadas em dois locais da capital. Na entrada do Plaza D'Oro Shopping (Bairro Eldorado) haverá um estande para a entrega de 250 autotestes de HIV/Aids. E, no Terminal Bandeiras, será montada uma estrutura para a realização de cerca de 500 testes rápidos e 50 autotestes para diagnóstico da doença. Além disso, serão disponibilizadas 100 unidades de testes de confirmação, para os casos em que o primeiro teste apresentar a informação de positivo.


		Ceap-Sol promove ação de conscientização e testagem rápida do HIV/Aids
Divulgação

Os testes rápidos serão realizados por uma equipe de saúde devidamente capacitada para a ação. Para a realização, é feita a coleta de sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 30 minutos. As pessoas com resultado positivo serão orientadas por uma equipe composta por médicos, psicólogos e enfermeiros sobre o tratamento, seguindo todos os protocolos de sigilo. Em relação aos autotestes, as equipes prestarão as devidas orientações para que a pessoa consiga se testar em casa e sobre o que devem fazer em caso de resultado positivo.

A diretora técnica da unidade e infectologista, Thaís Lopes Safatle Dourado, explica que a iniciativa visa ampliar o acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do HIV. "Precisamos reforçar para a sociedade que além do uso do preservativo, a testagem é um importante mecanismo de combate ao HIV/Aids. Sabemos que a doença não tem cura, mas quando a pessoa recebe o diagnóstico precoce e se trata de maneira adequada, ela consegue ter uma melhor qualidade de vida e, ao mesmo tempo, evita passar a doença para outras pessoas".

Estrutura da rede de saúde pública para o combate à doença

Qualquer cidadão pode adquirir, gratuitamente, preservativos femininos e masculinos em unidades básicas de saúde. Além disso, é possível realizar a testagem rápida contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis em unidades básicas de saúde.

Atuação do Ceap-Sol

O diretor-executivo do hospital, Antônio Jorge, explica que o local é uma unidade voltada ao cuidado de pacientes com doenças infecciosas, incluindo o HIV/Aids e doenças dermatológicas. "Além de estrutura ambulatorial e de leitos de internação prolongada para pacientes dentro do perfil, nós temos ainda uma estrutura que hospeda, temporariamente, pacientes com HIV/Aids residentes fora de Goiânia quando estes precisam realizar algum tratamento na capital".

“Com essa ação, fruto de mais uma importante parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, pretendemos levar um pouco deste trabalho de conscientização, prevenção e tratamento que tem sido feito ao longo da história do hospital, que atualmente é gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes”, complementa Antônio Jorge.

Acesso ao atendimento

O Ceap-Sol é uma unidade de saúde regulada, popularmente conhecida como porta fechada. Deste modo, os pacientes precisam ser encaminhados via Complexo Regulador Estadual.

Informações:

Ação: Testagem de HIV/AIDS

Horário: 13h30 às 17h

Locais:

Plaza D´oro Shopping (entrada principal de pedestres)

Terminal Bandeiras (área interna do terminal, próxima a praça de alimentação)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias