Home / Saúde

SAÚDE

Alerta do diretor do Butantan: Novas pandemias eminentes devemos nos preparar

Estar preparado é combater a “pandemia da desinformação”, fabricada pelos negacionistas da ciência, e desenvolver iniciativas de detecção e tratamento.

“Novas pandemias poderão ocorrer em breve e precisamos estar preparados”, diz diretor do Butantan. “Novas pandemias poderão ocorrer em breve e precisamos estar preparados”, diz diretor do Butantan.

O médico infectologista Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, destacou a alta probabilidade de o mundo enfrentar novas pandemias em breve. Durante a 2ª Conferência Fapesp 2023, que abordou o tema "Vírus, pandemia e vacinas", Kallás enfatizou a importância de estarmos preparados para lidar com essas situações.

Uma das principais formas de preparação mencionadas por Kallás é combater a disseminação da desinformação, produzida por negacionistas da ciência. Além disso, ele destacou a necessidade de iniciar iniciativas ágeis e eficientes, como a "Missão 100 Dias", que consiste em detectar o agente infeccioso, desenvolver tratamento e criar vacinas em um curto período de tempo.

O Instituto Butantan já avançou nesse sentido, contando com um sistema de vigilância capaz de detectar anomalias e uma estrutura para diagnóstico molecular e classificação genômica de diversos patógenos. Além disso, o instituto possui plataformas de produção de tratamentos, como soros hiperimunes e neutralizantes monoclonais.

No desenvolvimento de vacinas, o Brasil tem desempenhado um papel fundamental, com pesquisadores brasileiros confiantes significativamente para trazer vacinas contra a Covid-19. Kallás também abordou as diferentes plataformas disponíveis para a produção de vacinas e destacou a importância de focar na influenza como a principal ameaça pandêmica no momento.

Diversos fatores de risco provocaram para o surgimento de novas pandemias, como o aumento da população mundial, a mobilidade, o contato com a vida selvagem, o crescimento de comorbidades e imunodeficiências primárias, desastres causados ​​pela ação humana e as mudanças climáticas.

O médico enfatizou a importância de medidas de contenção, como as adotadas durante a pandemia de Covid-19 em São Paulo, que evitaram o colapso do sistema de saúde. A conferência também contou com a presença de outros especialistas e líderes acadêmicos, que discutiram a importância de investimentos em pesquisas e infraestrutura para enfrentar futuras pandemias.

No geral, o alerta do diretor do Butantan destaca a necessidade de estarmos preparados e adotarmos medidas eficazes para enfrentar as possíveis novas pandemias que podem surgir.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias