Home / Saúde

SAÚDE

Internada com diabetes, criança ganha boneca com cateter nasal igual ao seu no Hmap

Passar um tempo hospitalizado é desafiador para todo paciente, principalmente para as crianças. A pequena Maria Valentina Silvestre, de 6 anos, vivencia essa experiência no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP),e para tornar a internação menos dolorosa, uma enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) presenteou a garotinha com uma boneca.
 
Lua, como foi batizada por Maria Valentina, foi uma doação da enfermeira Janaynna Moreira com o intuito de ajudar  no tratamento. “A Valentina estava muito triste e assustada, tinha medo de tudo. O presente foi para criar um elo a mais a fim de que a relação de confiança fosse estabelecida. Quando a criança se sente amada e querida passa a colaborar com a equipe”, explica a profissional.

A enfermeira revela que a paciente estava resistente ao tratamento. “Ela não queria colocar o cateter nasal, então decidi dividir o incômodo e colocar também na boneca. Foi uma forma de estímulo 'mamãe e filhinha’ juntas em tratamento na unidade”, afirma.
 
A paciente está internada no HMAP desde o dia 15 de maio para tratamento de uma Cetoacidose diabética. Maria Valentina precisou ser encaminhada para UTI e ficou intubada por um dia.  Durante todo período de internação, ela está acompanhada dos pais.
 
Após a criança ser presenteada, a equipe de fisioterapia também passou a utilizar o brinquedo no tratamento. “Com a boneca estimulamos o fortalecimento muscular e respiratório da Valentina, proporcionando um ambiente hospitalar agradável e seguro. Com essas atividades lúdicas, ganhamos confiança da criança para atividades que outrora seriam dolorosas”, revela o fisioterapeuta Arthur Antunes.

A família da Valentina ficou emocionada com o presente e todo acolhimento e cuidado humanizado que a criança recebe no HMAP. “A equipe é muito atenciosa com a minha filha. Eles têm feito o melhor possível para deixar a Maria Valentina confortável. Ver como eles tratam a minha filha é gratificante. O Carinho de todos nos ajuda a enfrentar o tratamento. Espero que logo ela melhore e volte para casa bem”, disse Gilmar dos Santos , pai da criança. 
 
Para a psicóloga Taís Gaudart, o vínculo que a equipe estabeleceu com a criança reduz o  estresse emocional e aumenta a sensação de segurança. “Com a ação a paciente pode lembrar da hospitalização de forma positiva. Ela consegue cooperar e elaborar mais, assim  contribui com todo tratamento. O lúdico é um facilitador de enfrentamento e faz com que a criança se recupere mais rápido”, ressalta.

Leia também:

Mais vídeos:

  • SAÚDE

    Corpo de Bombeiros e Defesa Civil emitem alerta para onda de forte calor

    É melhor preparar a garrafinha com água e usar protetor solar

    Publicado quarta-feira, 20 de setembro de 2023 - 15:03

    / Atualizado quarta-feira, 20 de setembro de 2023

  • SAÚDE

    Agrotóxico proibido no Brasil é apreendido em operação

    Operação conjunta da PRF, Receita Federal e IBAMA ocorreu na última terça-feira,19

    Publicado quarta-feira, 20 de setembro de 2023 - 13:24

    / Atualizado quarta-feira, 20 de setembro de 2023

  • SAÚDE

    HEL celebra aniversário de 73 anos de paciente

    Internada na UTI, Guiomar Rodrigues do Santos comemorou com as equipes de nutrição e psicologia

    Publicado segunda-feira, 18 de setembro de 2023 - 10:04

    / Atualizado segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias