Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

HURSO volta a rodar com 100% da capacidade em Santa Helena de Goiás

A organização social IPGSE assumiu, em caráter emergencial, a gestão do hospital no final de janeiro. Contratos com fornecedores foram repactuados, estoques reabastecidos e a folha de pagamento está quitada.

O Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (HURSO) é referência na região para atendimentos de ortopedia, cirurgia geral, vascular, torácica, neurocirurgia, bucomaxilofacial e neurocirurgia. 

A unidade passou por uma transição de gestão no início do ano que causou desabastecimento, com a recusa de fornecedores na entrega de materiais básicos e insumos, além da ausência de médicos, como anestesistas, por falta de pagamento. Também houve atraso no pagamento da folha de servidores. O cenário de incerteza foi, aos poucos, superado com a assunção do IPGSE na gestão da unidade.

O Diretor Técnico do HURSO, Dr. Ubyratan Gonzaga, destaca que houve muito empenho para retomar o funcionamento pleno da unidade e que a credibilidade de profissionais da região foi essencial para garantir o abastecimento e o retorno das equipes, pois o desgaste dentro da unidade era grande. 

Para ele, o maior desafio, a partir de agora, é a criação e extensão de novos serviços e modalidades de atendimentos, ampliando a oferta e garantindo sempre mais qualidade no atendimento à população. “Há um compromisso da Secretaria de Estado da Saúde e do Governo do Estado em regionalizar cada vez mais o atendimento da saúde e esse é o desafio para uma próxima fase, com um novo contrato. Temos a capacidade de tornar o Hurso referência em mais especialidades na região sudoeste”, reforça o diretor.

O Instituto de Planejamento e Gestão de Serviços Especializados (IPGSE), que possui equipe com expertise na área da saúde, conseguiu em pouco mais de um mês equalizar equipes, com corpo clínico de anestesia 100% suprido, staff médico completo e retomada das cirurgias em diversas especialidades. Com cerca de 650 colaboradores, o HURSO atende 27 municípios da região sudoeste de Goiás, com seus 105 leitos que incluem leitos de UTI adulto, pediátricos e de Covid-19.

Segundo o Diretor Presidente do IPGSE, Eduardo Pereira Ribeiro, a meta da gestão no HURSO é a excelência no atendimento à população e na construção de uma relação de confiança com os servidores. “Garantimos aos colaboradores o material de trabalho necessário para que eles se sentissem seguros para trabalhar. Estamos construindo uma relação de confiança com eles e com os fornecedores também. Tudo para que os pacientes e seus acompanhantes tenham o melhor atendimento possível aqui. É um trabalho árduo e que o IPGSE leva muito a sério. Temos uma equipe experiente na área da saúde e vamos deixar nossa marca no HURSO”, finaliza Eduardo.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias