Home / Saúde

SAÚDE

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Carreta da Prevenção promove palestra sobre câncer de mama na Policlínica de Goianésia

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Carreta da Prevenção preparou uma programação especial nesta sexta-feira, 5, na Policlínica de Goianésia. O público interno da unidade foi recebido com um café da manhã, com direito a lembrancinhas e palestra sobre o câncer de mama. A ação foi idealizada e preparada pela equipe multiprofissional da carreta.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. De acordo com coordenadora-geral da Policlínica de Goianésia, Deise Bosso, o intuito do evento foi promover a conscientização e sensibilização do câncer de mama. “No dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da mulher, por isso resolvemos realizar um evento de promoção da saúde da mulher, voltado ao tema câncer de mama para conscientizar e sensibilizar o público feminino sobre a doença” avaliou.

A palestra, que foi ministrada pela técnica em mamografia Simone Alves Moraes, abordou sobre o início da doença, prevenção e tratamento. “Esse tema é muito importante para mulher e deve ser abordado. Hoje nós temos uma alta taxa de incidência do câncer de mama na população feminina. É o segundo câncer mais frequente que na população brasileira. É uma doença que afeta de forma singular as questões relacionadas a feminilidade”, afirmou a profissional.

Para a Deise a palestra foi extremamente interessante, pois abordou não só a prevenção, mas também o tratamento. “Falar sobre o câncer de mama na semana da mulher é importante para mostrar tudo sobre a doença e acrescentar conhecimento ao público da unidade”, avaliou.

O câncer de mama tem 95% de chances de cura quando diagnosticado em estágio inicial (menos de 1 centímetro). Por isso o autoexame é muito importante, mas de forma secundária. Quando o tumor atinge tamanho suficiente para ser apalpado, já não está mais no estágio inicial. Por isso a importância da mamografia e de visitas regulares ao médico. De acordo com a Lei Federal nº 11.664/2008, em vigor desde 29 de abril de 2009, toda mulher brasileira tem direito a realizar pelo SUS sua mamografia anual a partir dos 40 anos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias