Home / Saúde

SAÚDE

HMAP realiza primeira captação de órgãos

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) vivenciou na tarde desta quarta-feira, 20, uma corrida contra o tempo, a unidade de saúde realizou a primeira captação de órgãos para transplante. Todo o processo foi conduzido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

Para que todo o processo tivesse sucesso, a atuação rápida da equipe após o diagnóstico do paciente foi muito importante para a preservação dos órgãos. De acordo com a supervisora da CIHDOTT do HMAP, Valdirene Costa, quando é realizada a abertura do protocolo de morte encefálica a família é orientada desde o início. “Nós possuímos uma equipe multidisciplinar que comunica a família de todo andamento do protocolo. Quando o protocolo é fechado nós avisamos a nossa central a Organização de Procura de Órgãos”, explica.

Ela ressalta que a comissão participa de uma entrevista familiar, onde explicam o papel da comissão na unidade e informam da importância da doação de órgãos. “A CIHDOTT tem o papel de investigação, abertura e fechamento do protocolo. A captação é realizada no HMAP e nós temos os médicos especialistas prontos para efetuarem a retirada dos órgãos para chegarmos a um possível receptor”, afirma.

Para a supervisora a captação de hoje foi um passo importante para o HMAP “Temos estrutura e equipe qualificada para conduzir todo o processo e é gratificante ver o resultado positivo. Em meio à dor da perda, a doação de órgãos ressignifica a morte e transforma a tristeza em ato de amor”, revela.

A doadora, de 46 anos, estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HMAP desde o dia 14 de janeiro. Foram captados os dois rins, os órgãos foram destinados a pacientes do estado de São Paulo.

CIHDOTT HMAP

Criada em julho de 2019 e composta por onze membros, a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HMAP é coordenada pela enfermeira Alana Oliveira e visa procurar doadores e facilitar os processos de captação de órgãos no HUB. Os representantes visitam diariamente a Unidade de Pronto-Socorro, a UTI e o Centro Cirúrgico para acompanhar os casos dos pacientes críticos e identificar potenciais doadores.

Mais vídeos:

  • SAÚDE

    Corpo de Bombeiros e Defesa Civil emitem alerta para onda de forte calor

    É melhor preparar a garrafinha com água e usar protetor solar

    Publicado quarta-feira, 20 de setembro de 2023 - 15:03

    / Atualizado quarta-feira, 20 de setembro de 2023

  • SAÚDE

    Agrotóxico proibido no Brasil é apreendido em operação

    Operação conjunta da PRF, Receita Federal e IBAMA ocorreu na última terça-feira,19

    Publicado quarta-feira, 20 de setembro de 2023 - 13:24

    / Atualizado quarta-feira, 20 de setembro de 2023

  • SAÚDE

    HEL celebra aniversário de 73 anos de paciente

    Internada na UTI, Guiomar Rodrigues do Santos comemorou com as equipes de nutrição e psicologia

    Publicado segunda-feira, 18 de setembro de 2023 - 10:04

    / Atualizado segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias