Home / Saúde

SAÚDE

Anvisa aprova importação de vacinas pela Fiocruz

A Anvisa aprovou o pedido feito pela Fiocruz para importação excepcional de 2 milhões de doses da vacina produzida pela Universidade de a Oxford em parceria com laboratório AstraZeneca.

Em outubro, a Anvisa já tinha autorizado a importação de 6 milhões de doses da CoronaVac , vacina contra a Covid- 19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e testada no Brasil em parceria com o Instituto Butantan.

No pedido feito por Fiocruz, a indicação é que as vacinas cheguem no Brasil ainda este mês. A importação é considerada excepcional porque o imunizante ainda não foi submetido à autorização de uso emergencial ou registro sanitário.

De acordo com a agência, a aprovação ocorreu no dia 31 de dezembro de 2020, mesmo dia que pedido de importação foi protocolado pela Fiocruz.

Segundo a Anvisa, por se tratar da importação de vacina que ainda não foi aprovada no país, a entrada do material no país deve seguir algumas condições. O mais importante deles, de acordo com a agência, é que as vacinas importadas fiquem sob guarda específica da Fiocruz até que a Anvisa autorize o uso do produto no país.

Na última sexta-feira (1), a Anvisa afirmou que terminou a análise dos documentos já apresentados pela AstraZeneca sobre a vacina. Na prática, isso quer dizer que a agência " está em dia " com o que foi apresentado até agora.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias