Home / Saúde

SAÚDE

Projeto Fortalecer leva música, esperança e fé para pacientes, colaboradores e acompanhantes do Hugo na véspera de ano novo

A emoção tomou conta do Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) na manhã desta quinta-feira, 31. Mensagens de esperança fé e a expectativa de um 2021 melhor para todos foram espalhadas nas enfermarias da unidade por meio do Projeto Fortalecer.

A ação, que é recorrente na unidade, concedeu a pacientes, acompanhantes e colaboradores momentos de alegria e reflexão. Emocionados, os participantes cantaram músicas de ano novo. São instantes marcantes para todos nós. O nosso objetivo foi levar uma mensagem de carinho, amor, atenção e respeito para as pessoas, durante o processo de recuperação”, explica a psicóloga Mônica Benevides.

O Fortalecer, desenvolvido pela psicóloga Mônica Francisca Benevides Lelis, é um projeto que surgiu em meio à pandemia provocada pelo novo coronavírus. A iniciativa foi criada para dar fortalecimento emocional aos colaboradores do Hugo. Mônica reforça que a ideia surgiu da necessidade de pessoas que estão na linha de frente poder se expressar de alguma maneira, através de conversa, música, arte, ou como bem entender. A constatação de ação positiva foi quase que imediata.

“O colaborador do hospital é treinado, conhece os riscos, mas ele é um ser humano e, naturalmente, sente medo diante de uma pandemia provocada por um vírus até então desconhecido. Com o Fortalecer, ele pode desabafar sobre o que sente, sobre a tensão de ver colegas serem afastado por estarem no grupo de risco, de verem pacientes entrarem para tratar e não saírem vivos, de levar o vírus para casa e contaminar quem ele ama”, conta Mônica Benevides.

De tanta aprovação dos colaboradores, pacientes e acompanhantes também sentiram que precisavam de algo nesse sentido. “Fizemos então a extensão para abranger pacientes e acompanhantes e, mais ainda, integramos todos num só atendimento. Quem trata, quem cuida e quem recebe os cuidados é tratado de modo igual, porque está ali por um motivo só”, conta Benevides.

Projeto faz parte do tratamento humanizado que o Hugo proporciona aos pacientes para que se sintam acolhidos. A missão do hospital é oferecer um atendimento de excelência com acolhimento e cuidado humanizado, focado na satisfação do usuário.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias