Home / Saúde

SAÚDE

Dezembro Vermelho é tema de palestra para colaboradores do HMAP  

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) promoveu na tarde desta quinta-feira, 10, uma palestra em alusão a campanha Dezembro Vermelho para os colaboradores da unidade. A ação foi idealizada pelo departamento de qualidade e segurança do paciente e foi ministrada pelo enfermeiro e professor Dr. da Universidade Federal de Goiás, Marcos André de Matos.

A palestra abordou informações atualizadas sobre a epidemiologia, o diagnóstico , o tratamento e, claro, a prevenção, a melhor forma de combater a aids. ”Nosso objetivo foi chamar atenção dos colaboradores para as medidas de prevenção, assistência e proteção”, afirma Karla Ariene, coordenadora do departamento de qualidade e segurança do paciente do HMAP.

De acordo com o Marcos André, é importante a conscientização sobre o vírus HIV. “O vírus é um problema de saúde pública nos países em desenvolvimento. Ele é um vírus bastante democrático e acomete muito os jovens, pois é transmitido, principalmente, por via sexual. Mas ele também pode ser transmitido por via parenteral, por meio de acidente com material perfurocortante e por meio de secreção de paciente. Fizemos uma roda de conversa para sanar as dúvidas. Pois acredito que é com a vivência e com exemplo que vamos chegar ao nosso objetivo, que é a conscientização da doença”, explica.

O enfermeiro ressalta ainda que a maioria das pessoas tem a falsa impressão que os profissionais de saúde têm a percepção de vulnerabilidade. "Nós temos percebido que as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) têm ocorrido com muita frequência nos profissionais da saúde. Eles têm o risco inerente à profissão. Todos os que cuidam de pacientes devem tomar as precauções, pois não sabemos que é portador do vírus”, revela.

Campanha 

O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias