Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Anvisa pondera permitir vacinas emergenciais para Covid-19 sem registro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa), avalia autorizar o uso emergencial de vacinas contra o novo coronavírus, sem a necessidade de registro no órgão. A prevenção, ainda em análise, permitiria que os imunizantes fossem ofertados em casos peculiares, como em idosos e profissionais da saúde, antes que os laboratórios encerrassem os estudos.

No entanto, antes de conceder a permissão, o órgão analisa mecanismos para garantir a segurança das vacinas. Uma alternativa ainda em pendência é instituir a medida a partir de uma Resolução de Diretoria Colegiada (RDC), que determinaria quem receberia o medicamento e quais seriam os cenários adequados para a imunização. O intuito da medida seria acelerar o acesso à vacina.

Conforme o site Metrópoles, nesta quarta-feira (2), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou em comissão mista do Congresso, que o país só aplicará vacinas que tenham registro no órgão regulador brasileiro. "A Anvisa é o nosso padrão ouro", ressaltou Pazuello.

Para o ministro, os técnicos e a equipe da Anvisa estão prontos para tratar o assunto de forma célere e direta, com mudanças de protocolos, recebimento de documentação com submissão contínua e imediata de cada processo.

"Nós precisamos compreender de uma vez por todas que só aplicaremos vacina no Brasil registrada na Anvisa, com todos os protocolos cumpridos de maneira correta. Isso precisa ficar claro".

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias